TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Divinópolis registra tremor de terra de magnitude 1.9

15/07/2026 às 14h22 - Atualizado em 15/07/2026 às 14h31
Sismógrafo (Reprodução)

Um tremor de terra de magnitude 1.9 na escala Richter foi registrado na tarde dessa terça-feira (14), em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. O abalo foi sentido às 16h, no horário de Brasília, e foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análise do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Não há registro de feridos ou danos estruturais.

Minas Gerais registrou outros dois tremores neste mês. O primeiro ocorreu no dia 29 de julho, em Sete Lagoas, na região Central do estado. Na ocasião, o abalo teve magnitude 1.5.

Dois dias depois, em 1° de julho, a cidade de Planura, no Triângulo Mineiro, registrou um tremor de terra de magnitude 2.6.

Apesar de chamar a atenção, esse tipo de ocorrência é relativamente comum em Minas Gerais. De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, o estado concentra o maior número de tremores registrados no Brasil.

Na maior parte dos casos, eles têm baixa magnitude, não causam danos estruturais e, muitas vezes, sequer são percebidos pela população. “Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica Bruno.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.
LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ