Cidades de Minas Gerais devem ser afetadas por ‘bolha de calor’; entenda o fenômeno

bolha de calor
A uma semana para o fim do verão no Brasil, cidades de Minas Gerais devem ser afetadas por uma “bolha de calor” (Amanda Dias/BHAZ)

A uma semana para o fim do verão no Brasil, cidades de Minas Gerais devem ser afetadas por uma “bolha de calor”. O alerta foi feito pelo instituto de meteorologia MetSul, que afirma que parte do país deve registrar temperaturas de até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano.

Os estados que mais devem ser impactados pelas altas temperaturas, segundo o MetSul, são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“O calor aumenta muito na segunda metade da semana em várias regiões do estado de Minas Gerais com diminuição expressiva da chuva em muitas áreas, o que vai propiciar a intensificação do calor. Em Belo Horizonte, o período de 15 a 20 de março deve ser especialmente quente com precipitações muito menos frequentes”, diz o instituto.

A “bolha de calor”, que também é chamada de domo ou cúpula de calor, é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela.

O centro do fenômeno acontece entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Segundo o MetSul, essas massas de ar quente se expandem na atmosfera e criam uma cúpula de alta pressão, o que desvia possíveis frentes frias ao seu redor.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!