Após promessa de reajuste no valor do frete, tanqueiros de Minas decidem não entrar em greve

Combustível
Empresas distribuidoras de diesel se comprometeram a reajustar o valor do frete (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os transportadores de combustíveis de Minas Gerais decidiram não entrar em greve após o aumento nos preços do diesel anunciado pela Petrobras. De acordo com o Sindtanque-MG (Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais), as empresas distribuidoras se comprometeram a reajustar o valor do frete.

A decisão foi anunciada pelo sindicato nesta segunda-feira (14), após reuniões com tanqueiros, entidades representativas dos transportadores e com as principais distribuidoras de combustíveis e de derivados de petróleo que atuam no estado, ao longo dos últimos dias.

De acordo com o Sindtanque-MG, nas reuniões com as distribuidoras, as companhias assumiram o compromisso de reajustar o valor do frete nos mesmos percentuais do reajuste do valor do diesel feito pela Petrobras junto às refinarias, ou seja, em 24,9%.

Com isso, a diretoria do sindicato vai aguardar até a meia-noite pela confirmação do reajuste do valor do frete pelas distribuidoras.

Reivindicações seguem

A entidade ainda informa que vai continuar cobrando do governo federal, da Petrobras e do governo estadual “medidas realmente efetivas para a redução” dos preços dos combustíveis no Brasil.

A reivindicação é que isso comece pelo fim da Paridade de Preços de Importação (PPI) utilizada pela petroleira, além da redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel para ao menos 12%, por parte do Governo de Minas.

“Além disso, o sindicato manterá as conversações e contatos com as demais entidades representativas dos transportadores no Brasil, especialmente do setor, para que os governantes atendam às justas reivindicações dos transportadores”, finaliza.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!