Confira passeios de trem para fazer por Minas Gerais nessas férias

Reprodução

Para quem está em busca de destinos turísticos para viagem na última semana das férias de julho, com crianças ou não, o Descubraminas.com – mais completo portal de informações turísticas sobre Minas Gerais, mantido pelo Senac há 14  anos – indica os passeios de trem pelo Estado.

 Segundo a coordenadora do portal, Maria Lúcia Dornas, as pessoas gostam muito de viagens de trem, pois possuem uma invocação nostálgica. “É comum as pessoas terem escutado histórias contadas pelos pais, tios e avós. Livros e filmes colaboram também para criar no imaginário das pessoas a “aventura” de uma viagem de trem”, afirmou.

Segundo ela, Minas Gerais possuiu uma grande malha ferroviária. “Muitas cidades tiveram origem ao redor de uma estação de trem – o que fez com que este meio de transporte se tornasse muito tradicional no Estado, praticamente um símbolo”, conta. A historiadora explica que as dicas são para incentivar as pessoas a conhecerem ou reviverem a experiência de viajar em um trem. “Sabemos também que viagens de trem são grandes atrativos turísticos”, comenta Maria Lúcia.

A coordenadora do Descubraminas destaca ainda que vale muito a pena ir com crianças. “É diversão garantida, além de ser, de certa forma, “pedagógico”. Através das viagens de trem é possível aprender sobre meios de transportes e conhecer diferentes tipos de vegetação. Além disso, é uma viagem em que as pessoas ficam relaxadas, não existem a tensão de uma rodovia e assim os acompanhantes possuem a chance de conversar mais e até fazer brincadeiras com as crianças”, sugeriu.

 Confira os destinos sugeridos pelo portal Descubraminas.com


De Belo Horizonte a Vitória

A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma das poucas do Brasil a preservar o trem de passageiros. Saindo de Belo Horizonte, na histórica EstaçãoFerroviária, no centro da cidade, a locomotiva leva o viajante por uma agradável viagem até a capital do Espírito Santo, atravessando o Quadrilátero Ferrífero e o Vale do Rio Doce, percorrendo 664 quilômetros, em cerca de 13 horas de viagem. Para quem só quer fazer um bom programa no fim de semana, uma opção é seguir até a cidade de Barão de Cocais em um percurso de apenas 80 quilômetros. Funcionamento: todos os dias, às 7h30, retornando às 18h.
De São João del-Rei a Tiradentes

Para quem fizer o trajeto São João del-Rei a Tiradentes, o passeio também reserva uma diversidade de paisagens e, é, claro, história. São 12 Km de passeio, que preservam a arquitetura tradicional britânica do século 19. A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por D. Pedro II, abre caminho entre o Cerrado e a Mata Atlântica para levar o turista a um passeio exuberante pelas serras do complexo de Mantiqueira, passado por fazendas centenárias, rios e estações.

Isso tudo a bordo da Maria Fumaça, que é uma verdadeira raridade. Ela é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. Outra atração imperdível é a Rotunda com suas centenárias locomotivas Baldwin a vapor, além de carros e vagões que fizeram a história do passado ferroviário.

Na estação de São João del-Rei também se encontra o Museu Ferroviário, que tem um acervo com documentos, equipamentos e veículos ferroviários de vários períodos da história.

Rio Acima

A apenas 35km de Belo Horizonte, você embarca nesta Maria Fumaça de 1924 que, além dos 7 km de percurso, vai te fazer viajar no tempo. O trajeto é percorrido em 55 minutos dentro de Rio Acima, margeando o Rio das Velhas e o caminho do ouro da Estrada Real, na região do Circuito Turístico do Ouro. Os vagões são equipados com TV, ar condicionado e conta com paisagens marcantes. Tem serviço de bordo com guloseimas, chopp de cerveja artesanal e muito mais. Funcionamento: domingos, às 10h, 13h, 14h30 e 16h. Informações: www.circuitodoouro.tur.br. *Horários especiais em feriados.

Trem das águas

O Trem das Águas percorre o trecho compreendido entre São Lourenço e Soledade de Minas, com o objetivo de resgatar a memória da legendária ferrovia que ligava o eixo de São Paulo/Rio de Janeiro à cidade de Três Corações, passando pelo Circuito das Águas. Guiada por uma autêntica locomotiva a vapor, a nostálgica viagem traz de volta o romantismo dos antigos passeios de trem de passageiros, com toda sua poesia e beleza, enquanto o visitante degusta deliciosos queijos, doces e vinhos, relembrando os velhos tempos em que o progresso chegava pelos trilhos.

 Trem da Serra

A Maria-Fumaça segue percorrendo a serra e descobrindo muitos encantos e revelando os segredos da Mantiqueira, de Passa Quatro até Coronel Fugêncio. Na estação da cidade de Manacá é feita uma breve parada onde os turistas podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá pela ponte Estrela. Funcionamento: aos sábados, das 10h às 14h30, e aos domingos, às 10h. Informações: 31 3371-2167.
De Ouro Preto a Mariana

O trecho ferroviário que liga Ouro Preto a Mariana encanta seus visitantes com seus 18 km de história, cultura e belezas naturais. A ferrovia foi revitalizada em 2006 e fornece uma estrutura completa de entretenimento para os visitantes. O percurso do passeio segue o ribeirão do Carmo, passando por quatro túneis, vales e despenhadeiros, e pelas antigas estações Passagem de Marina e Vitorino Dias.

No passeio, os turistas podem aproveitar os seus atrativos. Em Mariana, a estação, que foi inaugurada em 1914, conta com: biblioteca, museográfico, sala multiuso, praça lúdico-musical, vagão-oficina de vídeo, vagão dos sentidos e vagão-café.

Já a estação de Ouro Preto é conhecida como a Estação Cidadania e também traz em sua área muitos atrativos: totens interativos nos halls e corredores, mostra com peças do acervo do setor Ferroviário do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, sala da maquete ferroviária, sala de histórias, vagão-sonoro ambiental, tenda cultural, biblioteca infanto-juvenil e vagão-café.

 

Da Rede de Comunicação 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!