Corpo de Bombeiros de Minas Gerais alerta sobre golpe em nome da instituição

golpe bombeiros
Empresas fraudulentas estariam vendendo cursos e outras formações, causando prejuízos financeiros (Amanda Dias/BHAZ)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez um alerta sobre tentativas de golpe envolvendo o nome da corporação. Segundo nota emitida nesta terça-feira (8), empresas têm oferecido treinamentos, emitido documentos e feito campanhas de arrecadação como se fossem credenciadas pela corporação.

Há alguns meses, por exemplo, entidades fraudulentas divulgaram supostos cursos voltados para o público infantil e adolescente, intitulados “Bombeiro Aprendiz”.

Prejuízos financeiros

Em algumas situações, as entidades não usam diretamente o nome da corporação. No entanto, utilizam design similar ao dos bombeiros em suas publicações, induzindo as pessoas a acreditarem no vínculo.

Muitas vítimas relataram terem sofrido prejuízos financeiros na compra de cursos. Assim, o Corpo de Bombeiros mineiro informa que a corporação não tem vínculos ou parcerias com escolas ou cursos de Bombeiro Aprendiz.

“Algumas escolas propõem a realização de atividades semelhantes às ocorrências atendidas pelos militares (combate a incêndio, primeiros socorros etc), fato que sugere um pensamento equivocado de que o Corpo de Bombeiros seria responsável pela fiscalização dos cursos”, alerta a nota.

Centro de formação é condenado

No mês passado, o poder judiciário de Minas chegou a condenar um centro de formação no Vale do Jequitinhonha que atuava de modo irregular, ofertando curso em um local não credenciado pelo CBMMG.

Os alunos que compraram a formação saíram lesados, já que não foi possível o credenciamento real pela corporação. Os responsáveis foram condenados a ressarcir materialmente e moralmente os 27 alunos que frequentaram o curso.

Como identificar o golpe?

O Corpo de Bombeiros alerta que todos os cursos e projetos sociais que envolvem o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais são divulgados em nossos canais oficiais – site e mídias sociais.

“Além disso, sempre que houver dúvida em relação a algum projeto social da corporação, é muito importante que seja a feita conferência por telefone na unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima”, completa a nota.

Para se certificar quanto ao credenciamento da escola junto ao CBMMG, os interessados podem consultar o site da instituição e ligar nos telefones disponíveis para esclarecer dúvidas.

Edição: Pedro Rocha Franco
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!