Corpo de Bombeiros de Minas Gerais completa 112 anos

bombeiros
‘Amigo certo nas horas incertas’, é esse o lema do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, corporação que completou 112 anos nessa quinta (CBMMG/Divulgação)

“Amigo certo nas horas incertas”. É esse o lema do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, corporação que completou gloriosos 112 anos nessa quinta-feira (31). Aqueles que acompanharam pela TV os desastres de Mariana e Brumadinho, os estragos provocados anualmente pelas chuvas ou, até mesmo, os recorrentes episódios de incêndio na temporada de seca, não têm dúvidas: os bombeiros têm sido realmente os melhores amigos da população mineira.

Em Brumadinho, os militares assumiram papel central na busca por desaparecidos e no resgate de vítimas da tragédia. Nas redes sociais, internautas de diferentes partes do Brasil elogiam os socorristas, que já foram alçados ao status de “heróis”; como não poderia ser diferente.

São eles também os responsáveis por socorrerem a população nos “perrengues” cotidianos e até mesmo naqueles improváveis, como quando você se deparar com uma cobra dentro do motor do carro, ou mesmo com um lobo-guará debaixo do tanque de lavar roupas.

Para celebrar a história da corporação, que além do salvamento tem como missão investir em iniciativas sociais, foi realizada uma cerimônia que teve como tema os projetos Bombeiros nas Escolas, Primeiros Socorros e Prodinata. 

A celebração também contou com entrega da Medalha do Mérito Profissional, Comenda Machadinha e entrega da Moeda Comemorativa do CBMMG aos militares que estiveram na missão Canadá. Em agenda, o governador Romeu Zema felicitou os militares e deu ênfase às missões internacionais realizadas nos últimos anos.

“É uma satisfação homenagear o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A corporação completa 112 anos com um histórico glorioso, sempre cumprindo a missão institucional de salvar vidas e, para muito além disso, inspirar pessoas. Entre os muitos feitos dos nossos heróis de farda, destaco a missão humanitária de combate a incêndios no Canadá. Eles também participaram do resgate às vítimas de terremotos na Turquia e no Haiti em 2021″, destacou.

Projetos

Entre os projetos apresentados pelos bombeiros neste 112º aniversário, está o Bombeiro nas Escolas, trabalho de conscientização sobre assuntos como acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, que busca educar a população quanto às formas corretas de circulação em vias públicas, onde soltar pipas, como andar de bicicleta em segurança e o porquê de se respeitar a natureza.

O Corpo de Bombeiros Militar também oferece à população o curso de primeiros socorros que capacita alunos em técnicas de reanimação, imobilização e estabilização de vítimas em caso de traumas e emergências clínicas. Um curso básico de atendimento pré-hospitalar, importante para que a vítima seja conduzida para uma unidade de pronto-socorro com os sinais vitais básicos preservados. 

Já o Prodinata, outro projeto desenvolvido pela corporação, é um curso de natação básico, voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O objetivo da capacitação é promover o desenvolvimento do indivíduo, focado em qualidades físicas, e que busca, acima de tudo, a prática do esporte.

O 1º Batalhão de Bombeiros Militar oferece o curso para crianças e adultos, em três turnos: manhã, tarde e noite, oferecendo informações cruciais que podem salvar vidas e tornar a comunidade mais segura e consciente das técnicas de autoproteção.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!