Covid: Minas tem certificado digital de vacinação; veja como baixar o seu

certificado digital vacina
Minas Gerais é o primeiro estado a disponibilizar a novidade em todo o país (Fábio Marchetto/Agência Minas/Divulgação)

Se você já recebeu a primeira dose contra a Covid-19, ou está totalmente imunizado contra o novo coronavírus, pode ter acesso a um comprovante digital de que foi protegido. Minas Gerais é o primeiro estado a disponibilizar a novidade em todo o país. Vem ver os detalhes.

O comprovante de vacinação pode ser baixado por meio do aplicativo Saúde Digital MG, que disponibiliza ainda teleconsultas, monitoramento de casos suspeitos e/ou confirmados da doença, além de apoio psicológico. Ele está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

A validade do certificado de vacinação é atestada por meio de uma vinculação com o DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde). Ou seja, o registro é comunicado imediatamente ao SUS, por meio de QR Code, e registra oficialmente que o usuário recebeu algum dos imunizantes contra a Covid.

Segundo Jeff Plentz, presidente do grupo Techtools, o aplicativo, que garante a privacidade de dados dos cidadãos, vai ajudar na volta à rotina.  “Com ele, será possível retomar com mais agilidade e segurança a atividade econômica nas cidades. Poderá ser utilizado, ainda, para que o indivíduo possa entrar em eventos e até mesmo ingressar em lojas e shoppings centers. Em vez de medir a temperatura na entrada dos locais, por exemplo, o QR Code poderá atestar que a pessoa já foi imunizada”, reforça.

A plataforma permitirá ainda que os municípios acompanhem em tempo real, unidade por unidade, o número de vacinações agendadas e realizadas, permitindo que toda a logística de distribuição e uso de doses ocorra da forma mais eficiente possível. “O sistema adotado pelo Governo de Minas Gerais é o mais completo e integrado do país”, observa Plentz.

Com Agência Minas

Roberth Costa
Roberth Costaroberth.costa@bhaz.com.br

Editor do BHAZ desde junho de 2018 e repórter desde 2014. Participou do processo de criação do portal em 2012. É formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Promove. Participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2018, 2019 e 2020, além de figurar entre os finalistas do prêmio Sindibel, em 2019, e Sebrae de Jornalismo, em 2021.

Comentários