Projeto educacional ‘Criar Sesc’ oferece vagas gratuitas em BH e outras 10 cidades mineiras

Criar Sesc
Iniciativa oferece acompanhamento pedagógico para crianças no contraturno da escola (Criar Sesc/Divulgação)

O “Criar Sesc”, projeto de acompanhamento pedagógico de crianças no contraturno da escola, está com matrículas abertas para 2023 em diferentes cidades mineiras. As vagas são limitadas, e parte das oportunidades é gratuita.

A iniciativa é destinada a crianças a partir de cinco e com menos de 12 anos completos, matriculadas na pré-escola ou no ensino fundamental. São quatro horas diárias de atividades educativas e recreativas para os pequenos, sob acompanhamento profissional.

As vagas gratuitas são oferecidas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) e são destinadas aos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e com renda bruta familiar de até três salários mínimos.

Vagas em BH

Em Belo Horizonte, o Criar Sesc é oferecido no Sesc Floresta e no Sesc Santa Quitéria. Para 2023, são 32 vagas na capital mineira, sendo 85% delas gratuitas.

Nos casos das vagas gratuitas, é preciso fazer a pré-inscrição até o dia 18 de novembro, neste link, ou presencialmente, no Sesc Floresta e no Sesc Santa Quitéria, para avaliação do perfil socioeconômico e posterior aprovação para matrícula.

Para o público pagante, as matrículas devem ser feitas presencialmente nas duas unidades. As mensalidades custam entre R$ 196 e R$ 213, com 35% de desconto para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, dependentes e empregados do Sesc em Minas.

Outras unidades

Além de Belo Horizonte, o Criar Sesc também é oferecido nas unidades do Sesc em Almenara, Juiz de Fora, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.

As vagas são limitadas, e também há oportunidades com gratuidade. As inscrições também devem ser feitas neste link.

Criar Sesc

De acordo com o Sesc, o projeto foi remodelado e aperfeiçoado nos últimos anos e concilia socialização, educação e aprendizado para a criançada com a comodidade para os responsáveis que não têm com quem deixar os filhos durante o horário de trabalho.

Além das atividades pedagógicas e recreativas, os estudantes matriculados no Criar Sesc recebem lanche, material de apoio e uniforme para aproveitar a diversidade de atividades oferecidas, que se dividem em três eixos:

  • Pedagógico – Focado no suporte da realização das tarefas escolares e na criação do hábito de estudar. Inclui oficinas literárias e de raciocínio lógico, facilitando o aprendizado nessas áreas.
  • Experimentações – Voltado para práticas experimentais, considerando os princípios da cultura maker, na qual a criança aprende colocando a “mão na massa”. Para isso, o Criar Sesc conta com um espaço lúdico e devidamente equipado para a realização de diversos experimentos criativos.
  • Arte – Visa a realização de atividades que desenvolvam aspectos físicos, cognitivos e sensoriais, por meio de práticas motoras, oficinas musicais, brincadeiras e jogos.  Uma forma de trabalhar criatividade, sensibilidade, ritmo, concentração e memória.
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!