Influenciadora mineira gera polêmica ao comentar prova do Enem: ‘Vídeos para engajar’

Débora Aladim é formada em História pela UFMG (Reprodução/@dedaladim/Instagram)

A youtuber mineira Débora Aladim virou assunto nas redes sociais nos últimos dias. É que um vídeo publicado pela historiadora sobre a prova de Ciências Humanas e redação do Enem 2022 dividiu opiniões dos internautas.

O vídeo com opiniões relacionadas ao tema da redação, “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, foi publicado nas redes sociais da jovem na noite do domingo de Enem (13) e já conta com mais de 7 mil comentários no Instagram.

“É um tema muito relevante, é um tema super legal, é um tema que muita gente já deve ter trabalhado só que não dessa forma. Por isso que ele foi me desapontando aos poucos”, inicia a influenciadora.

Na sequência, ela passa a criticar a abrangência do tema, que dificultaria o trabalho dos candidatos na hora da redação.

“No total, todos os quatro textos mencionam dez povos tradicionais e o primeiro texto fala logo de cara que existem, oficialmente, vinte e seis. Quais são esses vinte e seis? Eu não sei e não sei se você sabe, mas se não souber, vai morrer sem saber, porque o texto não está te falando isso”, dispara.

“O próprio texto motivador, no total, fala de dez. E os outros dezesseis ficaram com Deus. Eles estão precisando tanto ser valorizados no Brasil que nem o Enem valorizou eles a ponto de citar. Complicado, né”.

Polêmica nas redes

Assim que a prova foi encerrada, muitos usuários foram às redes pedir que a influenciadora discutisse as questões e o tema da redação. Débora Aladim é conhecida por fazer comentários ácidos sobre o Enem todos os anos.

“Fiz o Enem? Não. Vou assistir 15 minutos de Débora Aladim botando no c* do Inep? Claro!”, comentou uma internauta.

(Reprodução/@skysunmoojh/Twitter)
(Reprodução/@midaiteuku/Twitter)

Assim que os comentários foram publicados, a web se dividiu. De um lado, perfis elogiaram as opiniões da historiadora e concordaram com os apontamentos. Já outros usuários, criticaram as opiniões da mineira, acusando-a de publicar o conteúdo para gerar engajamento. Veja a repercussão:

(Reprodução/@izahaguriarx/Twitter)
(Reprodução/@demambrismos/Twitter)
(Reprodução/@WassupJon/Twitter)
(Reprodução/@MaxALeite/Twitter)

Quem é Débora Aladim?

Débora Aladim, 24, é uma influenciadora e historiadora mineira, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela começou a fazer vídeo-aulas com 15 anos, para ajudar os colegas da escola. Hoje, seu canal no Youtube conta com mais de 3 milhões de inscritos. Débora fala para uma audiência jovem, com foco em educação e preparação para vestibulares.

“Criou um método inédito e eficaz para que qualquer pessoa possa escrever uma boa redação modelo enem. Já escreveu um livro sobre o assunto e fez aulas para o Ministério da Educação em 2016, além de trabalhos com outras grandes marcas da educação e produtos voltados ao seu público”, diz o site da youtuber.

Não é a primeira vez que a jovem vira assunto na web. Em 2021 ela virou meme ao lançar um “curso gratuito” que custaria R$ 1,99.

Débora Aladim &AdiaEnem Aviso importante! Pessoal, curso gratuito vai custar - )
(Reprodução/Redes sociais)

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!