Dia Nacional do Bombeiro: Socorristas de Minas lançam clipe comemorativo; assista

bombeiros minas gerais brasil
“O chamado desperta em nossa alma a força que nos move para salvar”, escreveu a corporação em perfil na rede social (FOTO ILUSTRATIVA: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O Dia Nacional do Bombeiro é comemorado no dia 2 de julho em todo o Brasil. Para celebrar a data, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais organizou, nesta sexta-feira, uma série de comemorações virtuais, como o lançamento de um vídeo institucional (veja abaixo). O ano de 2021, embora tenha começado com grandes expectativas, se mostrou tão desafiador como o ano que passou, e o mineiros precisaram contar a ajuda da corporação em diversos momentos.

Nos primeiros meses deste ano, houve comprometimento do sistema de saúde em várias regiões do estado. Os bombeiros mineiros, junto a outros órgãos de segurança pública, tiveram um papel fundamental nesse contexto de enfrentamento. Exatamente no período mais agudo da crise, os agentes atuaram de forma estratégica na remoção e transporte de pacientes contaminados para outros pontos do estado, por meio de suas aeronaves, otimizando o atendimento de pacientes graves e reduzindo o risco de colapso nos municípios.

As aeronaves também atuaram no transporte e distribuição daquela que seria a renovação da esperança do povo mineiro. A tão sonhada vacina contra a Covid precisava chegar de forma rápida nos pontos mais remotos de Minas e o Corpo de Bombeiros garantiu não apenas a urgência, como também a segurança das doses que evitariam milhares de mortes.

CBMG completa 110 anos em 2021 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Mesmo enfrentando baixas de militares que adoeceram em virtude da doença, a tropa se manteve de prontidão para continuar oferecendo o melhor atendimento à população mineira. Neste ano, a tragédia em Brumadinho – o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão – completou 2 anos, mas os bombeiros continuaram nas buscas pelos desaparecidos. Com isso, uma das 11 vítimas que ainda não tinham sido identificadas foi encontrada pelos profissionais, um alento para a família.

Os bombeiros aparecem para ajudar os mais vulneráveis, como uma grávida em trabalho de parto na Zona da Mata, uma cachorrinha presa em um duto no Sul de Minas, duas crianças atropeladas por um ônibus na Grande BH, um idoso preso em um buraco na região Central do estado, e salvam até mesmo animais silvestres, como tamanduá, cabrito e tucano. Somado a isso, as ocorrências na água, na terra, no ar, e é claro, no fogo.

O Corpo de Bombeiros apresenta uma evolução constante no quantitativo de ocorrências atendidas e serviços prestado em Minas. Até o mês de maio, foram registradas mais de 163 mil ocorrências atendidas em todo o estado e mais de 7.500 ações preventivas, além de um índice em considerável elevação na pronta resposta, segundo a corporação.

Novos soldados do fogo

Neste ano, mais de 500 novos soldados iniciaram o Curso de Formação de Soldados e já estão em plena atividade de estágio nos batalhões, reforçando o efetivo e contribuindo para expandir a capacidade do atendimento. E nesta semana, mais 166 vagas serão disponibilizadas por meio de concurso público para ingresso nas fileiras da corporação.

Bombeiros também auxiliam a população com helicópteros e aeronaves (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Estes são apenas alguns dos muitos motivos para celebrar mais um Dia Nacional do Bombeiro. Para o corporação mineira, o dia 2 de julho é o momento de reconhecer os próprios esforços e refletir a respeito do que ainda precisa ser alcançado e aprimorado. “Uma data para celebrarmos a força da corporação que permaneceu fiel ao povo mineiro em tempos tão delicados e penosos”, lembra a corporação em comunicado.

Devido à pandemia, nenhuma celebração presencial foi agendada. “Infelizmente, o tempo em que vivemos nos priva das solenidades, do calor humano e dos abraços que nos motivam a prosseguir na jornada, mas não deixaremos de comemorar, ainda que de forma virtual, o dia que marca a criação do Corpo de Bombeiros Provisório da corte no Rio de Janeiro e o início de uma corporação que hoje está presente em todo o país levando mais segurança e oferecendo socorro a quem dele necessita”, escreveu o Corpo de Bombeiros.

Na parte da manhã, ocorreu uma live do comandante-geral, coronel Edgard Estevo da Silva com a tropa, e logo após, houve o lançamento de um videoclipe institucional. O vídeo tem como trilha sonora a música “Soldado do Fogo” e a participação de Tiago Souza na composição e produção fonográfica, Álvaro Torres no teclado, Arthur Rezende na bateria, Egberto Brant tocando o baixo, Juninho Arantes na guitarra base e arranjo, Miquéias Medeiros no vocal, além de Téo Dornelas na guitarra solo e base. Veja:

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!