Doe alimentos e ganhe corte de cabelo: Conheça a campanha solidária em Contagem

ação solidária Contagem corte cabelo
Pessoas que doam dois quilos de alimento podem cortar cabelo de graça (Arquivo Pessoal/Dudu Fashion)

Nesta quarta-feira (23) a solidariedade vai tomar conta da Praça Nossa Senhora da Glória, no bairro Eldorado, em Contagem. Uma equipe de cabelereiros e manicure vai ajudar a melhorar ainda mais o visual das pessoas que, em sua maioria, não consegue arcar financeiramente com o corte de cabelo e outros cuidados estéticos.

A 6° edição da Campanha Solidária do salão Dudu Fashion oferece cortes de cabelo em troca de doação de dois quilos de alimento não perecível. Todo alimento arrecadado é levado para as famílias mais vulneráveis da região.

A campanha é uma ferramenta para ajudar não só na alimentação dessas famílias, mas também na aparência física de pessoas que precisam procurar emprego mas que não conseguem pagar por um corte.

Hábito antigo

O idealizador do projeto e dono do salão Dudu Fashion, Eduardo Mamede, conta que já está habituado a fazer trabalhos voluntários em asilos, creches e associações. Foi olhando a necessidade do outro que ele aprendeu a se movimentar dentro da própria empresa.

“Eu pensei, no dia que lancei a ação, que está todo mundo desempregado ou passando por alguma necessidade. A pessoa para estar apresentável, o corte do cabelo conta muito”, explica Dudu. A ideia de fazer a ação em praça pública também surgiu pela intenção de conseguir atingir um grande número de pessoas.

“Na praça a gente pode atender tanto aquela cliente que quer vim e vai ajudar, mas também as pessoas que estão em situação de rua”. A ação já passou por outras quatro praças de Contagem. Nas primeiras edições a meta era apenas os cortes de cabelo, mas com a medida que chegaram voluntários Dudu expandiu também para trabalhos com sobrancelhas e unhas.

As ações são feitas em praças públicas (Arquivo Pessoal/Dudu Fashion)

‘Gratidão e esperança’

Dudu também explica que a ação traz impactos positivos dentro do próprio salão. Os trabalhadores que se voluntariam relatam sentir “gratidão” por poder contribuir de alguma forma na vida dessas pessoas.

“Cada um deles [empregados] escreveram de uma forma: gratidão e esperança. Porque a gente vê nos olhos das pessoas que contribuem com os dois quilos de alimento, elas estão ali cortando o cabelo mas fazendo o bem ao próximo”, explica. Para o idealizador essa é uma forma de replicar “solidariedade e amor”.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!