Estoques de alguns tipos sanguíneos da Fundação Hemoninas estão em situação crítica, segundo relatório publicado nesta segunda-feira (20). Paralelamente, começa hoje a Semana do Doador Voluntário de Sangue, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25.
Segundo a fundação, os tipos O positivo, O negativo, A positivo, A negativo, B negativo e AB negativo são os que estão em situação crítica nos estoques. Para reverter o quadro, o Corpo de Bombeiros reunirá cerca de 70 alunos em formação para fazer captação de sangue.
A ação será realizada nesta terça-feira (21), na Academia de Bombeiros Militar. A expectativa é de que o sangue coletado na ação possa atender até 280 pessoas. O objetivo do mutirão é sensibilizar e incentivar os bombeiros, seus familiares e a comunidade em geral a doar sangue.
Prazo de inaptidão para tatuados é reduzido
Uma outra novidade é a redução do prazo de inaptidão para quem faz tatuagem e maquiagem definitiva (incluindo micropigmentação). Em condições de segurança, esses doadores estarão aptos após 6 meses. Serão liberados os procedimentos que tenham sido feitos em locais inspecionados e com alvará sanitário.
Durante a semana do doador, as unidades da Hemominas farão uma programação especial para os doadores. Haverá entrega de diplomas, camisetas e café da manhã. Veja as condições e restrições para doar sangue neste link.
Os doadores recebem diplomas de acordo com as seguintes categorias: Azul (10 a 14 doações); Bronze (15 a 24 doações); Prata (25 a 34 doações); Ouro (35 a 49 doações); e Diamante (50 doações).
De acordo com Nivaldo Jr., assessor de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, a doação voluntária de sangue é o único meio de garantir o atendimento a todos os pacientes hematológicos que demandam transfusões frequentes ou aqueles que são atendidos em situações de urgência.
Os interessados em doar sangue podem agendar pelo site de Doação de Sangue ou por meio do aplicativo MGapp – Cidadão.