VÍDEO: Neve em Minas? Estrada coberta de gelo surpreende moradores no Sul do estado

chuva de granizo em minas
Chuva de granizo acompanhada de neblina tomou conta de alguns trechos da BR-381 (Reprodução/Arteris Fernão Dias)

Moradores de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, foram surpreendidos na tarde desta segunda-feira (3) por uma estrada completamente branca. Trata-se de uma chuva de granizo acompanhada de neblina que atingiu a região.

Segundo a concessionária responsável pela via, o fluxo no local segue lento. Um homem que dirigia pelo km 800 da BR-381 mostrou em vídeo as consequências do fenômeno para motoristas que transitam pelo local (assista abaixo).

Chance de granizo em outras regiões mineiras

Ao BHAZ, o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Claudemir de Azevedo explica que o fenômeno é relativamente comum na primavera. Dessa forma, por conta do calor e da alta umidade, o ar fica mais instável e a formação de granizo se torna propícia.

“O granizo ocorre em nuvens características de tempestade, as cumulonimbus. Elas têm um grande desenvolvimento vertical, então atingem áreas mais frias da atmosfera. Dentro dessa nuvem, a gota d’água passa por camadas muito frias, abaixo de 0 ºC, e então congela”, diz o especialista.

A previsão é de chuva forte até amanhã na região Sul do estado, no Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Central. Não é possível afirmar por ora, mas há chances de chova granizo até mesmo aqui, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Por volta das 16h desta segunda, o fluxo seguia lento no sentido Guarulhos e BH. Assim, a orientação para os motoristas é dirigir com cuidado redobrado.

Alerta de chuva em BH

Assim como o Inmet, a Defesa Civil municipal alerta sobre pancadas de chuva com raios em Belo Horizonte. Há possibilidade de rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h desta terça-feira (4).

Veja abaixo as recomendações durante a chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Receba os alertas da Defesa Civil

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Dessa modo, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do InstagramTwitterFacebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!