Ex-funcionário chamado de ‘frouxo’ pela chefe será indenizado por danos morais

TRT-MG
Testemunha alega que o funcionário foi humilhado na frente dos colegas (Leonardo Andrade/TRT-MG)

Um trabalhador de Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço, vai receber indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil. Ele alegou que foi ofendido e teve a vida pessoal exposta durante um desentendimento com a chefe. Os dois atuavam em uma empresa de comércio varejista.

A decisão é da juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Coronel Fabriciano, Daniele Cristine Morello Brendolan Maia.

De acordo com testemunha, a discussão ocorreu por causa da troca de um dia de trabalho do feriado por um sábado. “Não foi respeitado pela chefe o horário estabelecido. Houve, então, agressões verbais e físicas por parte dela”, afirma.

Ainda de acordo com o depoimento, a empregadora teria dito que o trabalhador era um frouxo, porque sua esposa havia saído de casa. “Foi uma humilhação, já que tudo foi dito em voz alta e na frente de outras pessoas”. A testemunha também contou que a chefe segurou a blusa dele, causando arranhões.

A empregadora nega as acusações.

Decisão

Para a juíza, ficou provado que o trabalhador sofreu xingamentos, resultando em agressão física quando a superiora segurou na blusa dele. 

Nesse sentido, a magistrada reconheceu passível de indenização a ofensa ocorrida.  “A reparação pecuniária a ser arbitrada deve, nos termos dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade, ver a extensão do dano, consequências e repercussão na vida da vítima, bem como ter por objetivo evitar que o ato se repita, ante seu caráter educativo”.

O sócio oculto da empresa foi também condenado e responderá de forma subsidiária pelo pagamento das parcelas devidas. Houve recurso, mas a decisão foi mantida pelos julgadores da Oitava Turma do TRT-MG.

Com TRT 3

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!