Pesquisar
Close this search box.

‘Santo do Paraíso’: Ex-padre acusado de pedofilia é solto após 36 dias preso

29/11/2024 às 17h05
Viatura Polícia Civil Minas Gerais
(Divulgação/PCMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu habeas corpus ao ex-padre Bernardinho, acusado de estupro de vulnerável, nesta quinta-feira (28). O pedido foi apresentado pela defesa de Bernardinho, após ele ficar 36 dias preso. Agora, o suspeito passa a responder em liberdade com uso de tornozeleira eletrônica.

Em outubro deste ano, a Polícia Civil prendeu em Juatuba, na Grande BH, Bernardino Batista dos Santos, um ex-padre de 77 anos. A prisão trouxe à tona uma série de acusações. De acordo com as investigações, pelo menos 50 meninas, jovens e mulheres podem ter sido violentadas pelo homem. Os crimes teriam ocorrido desde 1980, mas para o julgamento serão utilizados apenas os casos de 2012 até hoje. 

O ex-líder religioso foi indiciado por uma denúncia de abuso contra uma menina de 4 anos, ocorrido em 2016, em um sítio localizado no município de Tiros, região do Alto Paranaíba, onde ele promovia excursões cristãs. No entanto, segundo a investigação da Polícia Civil, os primeiros casos de abuso sexual envolveram crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 11 anos, na década de 1980.

A maior parte das denúncias está relacionada ao período em que ele atuava como padre da Paróquia Nossa Senhora Medianeira e Santa Luzia, no bairro Paraíso, região Leste de Belo Horizonte.

Discussão na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcou uma audiência pública, da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, para a próxima sexta-feira (6), com objetivo de discutir sobre as dezenas de denúncias de abuso sexual contra o ex-padre.

Os deputados usarão a audiência para analisar como o caso está sendo tratado pela Justiça, pela segurança pública e pela Arquidiocese. É esperado que representantes da Igreja Católica compareçam para pronunciamento.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ
[author_socials_links]

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ