Pesquisar
Close this search box.

Ex-vereador mineiro é preso por tráfico de drogas nos Estados Unidos

Por

vereador preso tráfico
Valdeci Passos Soares estava foragido desde 2021 (MPMG/Divulgação)

Valdeci Passos Soares, ex-vereador da cidade Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, foi preso na última quarta-feira (1º) por suspeita de tráfico de drogas nos Estados Unidos. Ele estava foragido desde 2021.

Valdeci foi denunciado pela Promotoria de Justiça de Novo Cruzeiro por manter, em casa, em depósito, mais de 1kg de maconha, bem como munição e um carregador de pistola calibre 9mm. O material foi apreendido, em 27 de agosto daquele ano, durante ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Na ocasião, o vereador fugiu do local acompanhado da esposa, então funcionária da prefeitura local, e de seus quatro filhos.

Inicialmente, ações de inteligência identificaram que a família esteve em Sorocaba, em São Paulo. Depois, Valdeci viajou para os Estados Unidos somente com a esposa e o filho menor, deixando os demais na cidade paulista.

O homem, também conhecido como “Calango”, era um dos líderes do narcotráfico na região. Ele, inclusive, utilizava-se de veículos oficiais para a prática criminosa.

Os agentes descobriram que ele estava vivendo na cidade de Sacramento, na Califórnia. Após nova fuga, ele foi preso, em situação de ilegalidade, na cidade de Sandy, em Utah, pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (Homeland Security). Agora, ele será deportado pelas autoridades americanas.

Com MPMG

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ