Pesquisar
Close this search box.

Brumadinho, na Grande BH, tem chuva fraca nesta sexta-feira

Por

chuva brumadinho

O final de semana começou com chuva em alguns pontos isolados de cidades mineiras. Em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há relato de chuva fraca em localidades da zona rural. Em alguns municípios do estado o cenário deve ser o mesmo. De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais, a chuva será causada por uma frente fria que avança pelo Sul e Sudeste do Brasil. Em BH, no entanto, não há previsão de chuva para as próximas horas.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

Moradores gravaram vídeos nas localidades de Palhano e Córrego Ferreira, ambas na zona rural de Brumadinho, no fim da tarde desta sexta-feira. Em Belo Horizonte, apesar da proximidade, não há previsão de chuva para os próximos dias.

Ao longo dos últimos 141 dias, não há registro de chuvas significativas em BH, mas, por duas vezes, chuviscos foram verificados. Para a climatologia, só é considerado chuva caso a ocorrência seja superior a 1 milímetro.

De acordo com a Defesa Civil estadual, o aumento de nebulosidade e chuvas fracas é observado no leste do Sul de Minas e na Zona da Mata. Já no Triângulo Mineiro haverá intensificação dos ventos com rajadas moderadas.

No restante do estado, a previsão é de tempo estável com temperaturas altas e tempo seco. A temperatura deve permanecer com máximas acima dos 30° em todo o território mineiro, com picos de 38°C no pontal do Triângulo Mineiro e de 36°C entre o Noroeste e Norte de Minas.

Belo Horizonte

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, o sábado (7), feriado da Independência, será de céu claro a parcialmente nublado com temperatura diurna elevada e tempo extremamente seco, à tarde. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 16°C e a máxima de 33ºC com umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde.

No domingo, o céu fica claro com temperutura diurna elevada e umidade do ar extremamente baixa, à tarde. Os termômetros devem oscilar entre 16 °C e 33 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 15%, à tarde.

Tempo seco: proteja-se!

A umidade do ar ideal para a saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 60% e 80%. A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados para evitar transtornos durante o período de seca, como beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar bastante hidratante de pele, além de umidificar o ambiente. Veja abaixo:

  • Hidrate-se durante o dia;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ