Jornalistas de Minas Gerais são finalistas do Prêmio Vladimir Herzog 2023; veja os nomes

troféu prêmio
Dois jornalistas mineiros são finalistas do Prêmio Vladimir Herzog 2023 (Reprodução/Prêmio Vladimir Herzog)

Dois jornalistas de Minas Gerais são finalistas do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023. Daniela Arbex e Marcelo Freitas estão na final da 45ª edição da premiação, segundo divulgou a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog, nesta terça-feira (3).

Ao todo, sete categorias estão concorrendo nesta edição: Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídía e Livro-reportagem. Se inscreveram no prêmio 630 trabalhos de todas as regioes do país. A Comissão Organizadora escolherá os vencedores no dia 10 de outubro, em São Paulo.

Os jornalistas mineiros são finalistas na mesma categoria, a Livro-reportagem. Daniela Arbex, de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, concorre com a obra “Arrastados: Os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho”, da Editora Intrínseca.

Nele, a jornalista fala sobre o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019. Daniela foi a campo para reconstituir os detalhes das primeiras 96 horas após a trajédia e entrevistou sobreviventes, familiares das vítimas, bombeiros, médicos e outros personagens.

Marcelo Freitas, de Belo Horizonte, está na disputa com o livro “Nós também estivemos na linha de frente”, da Comunicação de Fato Editora. O jornalismo conta os bastidores da profissão no período da pandemia, descrevendo a passagem do presencial para o home office.

Concorrem com eles os nomes Emerson Coe e Marilin Genezareth, Fabio Victor e Guilherme Amado.

Prêmio Vladimir Herzog 2023

Nesta edição, o Prêmio Vladimir Herzog homenageará Sônia Bridi, Fernando Morais e Glória Maria (in memoriam). A cerimônia de homenagem e entrega do prêmio acontecerá no dia 24 de outubro, no teatro Tucarena, em São Paulo.

Arreda pra Cá

Treinos exaustivos, horas na academia e dietas restritas são, possivelmente, as primeiras coisas que vêm à mente quando pensamos na rotina de um body builder profissional. Mas, será que é assim mesmo? O Arreda pra Cá, podcast do BHAZ, recebe, nesta semana, Matheus Nery, o único atleta profissional de fisiculturismo de BH para contar sobre a vida no esporte.

No papo com Asafe Alcântara e Giovanna Fávero, o atleta abriu o jogo sobre a dieta, os prós e contras da vida no esporte e até mesmo o uso de anabolizantes no meio. Confira o episódio completo:

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!