FMF publica regras para volta de torcida aos estádios mineiros; veja detalhes

mineirão
As regras são válidas para os campeonatos profissionais organizados pela federação (Amanda Dias/BHAZ)

A FMF (Federação Mineira de Futebol) divulgou nesta quinta-feira (22) o protocolo para o retorno de torcedores aos estádios mineiros. As regras são válidas para os campeonatos profissionais organizados pela federação, com exceção das competições amadoras, de categorias de base e femininas.

Segundo o documento, caberá às equipes mandantes das partidas garantir a aplicação de todas as regras. Enquanto isso, o papel dos estádios será o de oferecer condições para o cumprimento das recomendações, principalmente em relação ao acesso e à circulação de pessoas no local.

Já os requisitos para a presença de público nos estádios seguirão as regras determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde, descritas no protocolo para eventos com presença de grandes público. Assim sendo, cada onda do Plano Minas Consciente poderá receber determinada capacidade de pessoas.

Confira as normas:

  • Não será permitida a presença de menores de 18 anos e gestantes;
  • Só poderão receber público estádios localizados em municípios inserido nas regiões classificadas nas ondas amarela ou verde do Plano Minas Consciente, independentemente da adesão ao plano, e que tenham autorização expressa da prefeitura municipal;
  • Necessário que o município esteja em uma situação epidemiológica favorável;
  • Necessárias medidas eficazes capazes de reduzir ou limitar o contato entre pessoas;
  • Não será permitida a disponibilização e/ou comercialização de bebidas alcoólica;.
  • Necessária a comunicação e cumprimento das medidas de prevenção (distanciamento, uso correto e universal de máscara, higienização e etiqueta respiratória, isolamento de sintomáticos, etc.);
  • Acesso ao campo de jogo e áreas afins (vestiários, zona mista) será restrito a funcionários, atletas, equipes técnicas e arbitragem;

Venda de ingressos

Ainda segundo a FMF, todo o processo de venda e retirada de ingressos e cortesias é de responsabilidade da equipe mandante, que deverá adotar medidas para evitar aglomerações. Assim sendo, a comercialização de entradas deve ser feita até 24h antes do horário da partida.

Durante a venda de ingressos, devem ser divulgadas pelo mandante do jogo orientações sobre as condições de saúde a serem avaliadas pelo participante no dia do evento.

Kalil discute reabertura dos estádios em BH

Em entrevista à Rádio Super nesta quinta-feira (22), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, disse que vai se reunir com os clubes da capital na próxima terça (27), com o objetivo de discutir a reabertura dos estádios.

“Teremos uma reunião na segunda (26) para tratar de novas flexibilizações e uma reunião na terça (27) com os clubes de futebol para ver a volta, tudo dentro de protocolo obviamente. Não podemos ter pressa, não podemos ter açodamento nem euforia. A doença está aí, não acabou. Então, o que eu peço à população de Belo Horizonte é o seguinte, na linguagem do futebol: não vamos tomar gol aos 45 do segundo tempo, que é burrice, que é estupidez”, disse Kalil.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!