Forças de segurança terão prioridade na vacinação em Minas, diz Zema

policiais militares com máscara no centro de bh
Grupo deve incluir agentes estaduais, federais e municipais que trabalham em Minas (Amanda Dias/BHAZ)

O governador Romeu Zema (Novo) acaba de anunciar, na manhã desta quarta-feira (31), que as forças de segurança de Minas Gerais passarão a ser prioridade na vacinação da Covid-19. Em comunicado feito nas redes sociais, Zema disse que o Ministério da Saúde acatou o pedido de inclusão deste grupo entre as prioridades da imunização e informou qual é previsão do Governo de Minas para iniciar da aplicação das vacinas.

“O pedido que fiz, e que teve apoio de vários colegas, para que houvesse a vacinação das Forças de Segurança, foi atendido pelo Ministério da Saúde”, afirmou o governador, no Twitter. “Acabo de receber a informação de que o grupo será vacinado, de forma escalonada, já na entrega dos próximos lotes”, complementou. Zema ainda celebrou a decisão e reforçou o compromisso com a vacinação dos mineiros: “Juntos, vamos prevalecer!”.

Ainda na noite dessa terça-feira (30), o governador já havia comentado sobre o assunto na rede social. Na ocasião, ele defendeu que o PNI (Plano Nacional de Imunização), coordenado pelo Ministério da Saúde, passasse a incluir as forças de segurança como grupo prioritário da imunização, logo após os idosos. “Vale lembrar que a Segurança inclui todas as carreiras, não só do Estado, mas como a dos policiais federais e guardas municipais”, disse.

Com a nova definição, o governo ainda não divulgou detalhes da imunização dos agentes de segurança, como datas, locais e critérios de distribuição, mas adiantou que parte da próxima remessa de vacinas já deve ser distribuída para profissionais desse grupo. Os lotes dos imunizantes têm chegado ao estado com intervalos médios de 6 a 10 dias e a remessa mais recente, com quase 500 mil doses, chegou na última sexta-feira (26).

Em BH

Ainda na última semana, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) adiantou que vai abrir um cadastro para vacinação das forças de segurança, assim como de outros profissionais. “Os formulários também poderão ser preenchidos pelos fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental, da Secretaria Municipal de Política Urbana, e garis, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)”, diz trecho de comunicado da gestão municipal.

Os detalhes sobre como serão preenchidos esses cadastros, a finalização desses formulários ou mesmo a previsão do início da vacinação desses profissionais não foram esclarecidos. Além das forças de segurança, o cadastro da PBH prevê a aplicação da vacina em fiscais e garis que atuam na capital. Esses últimos chegaram a iniciar uma greve reivindicando a imunização, mas ainda correm risco de não ser priorizados, por causa de uma decisão da Justiça Federal (veja aqui).

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!