Pesquisar
Close this search box.

MP denuncia frigoríficos que vendiam carnes de animais doentes em Minas Gerais

05/12/2024 às 11h19
Operação Frost Summer MPMG - Frigoríficos Formiga
Ministério Público de Minas Gerais denúncia frigoríficos por organização criminosa e venda de carne imprópria para escolas municipais, em Formiga. (Divulgação/MPMG)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou duas empresas e 22 pessoas, entre proprietários, gerentes e responsáveis técnicos, por organização criminosa, maus-tratos a animais, falsificação de selo público, falsidade ideológica e crimes contra a saúde pública.

Segundo a denúncia, frigoríficos da cidade de Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, adquiriram animais doentes, a preços baixos, fizeram os abates clandestinos e distribuíram carne imprópria para o consumo. Parte desse produto, com alto risco de transmissão de doenças, foi destinada à merenda de escolas municipais. 

As investigações revelaram que os envolvidos utilizavam carimbos falsificados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para tentar legalizar os produtos. O esquema envolvia uma estrutura empresarial criminosa, na qual as etapas de negociação, abate, beneficiamento e distribuição de carnes eram executadas de forma coordenada por cada empresa e seus sócios. 

A prática visava obter vantagens econômicas, com destaque para os preços competitivos que permitiam vencer licitações municipais para fornecimento de alimentos escolares. O modelo de gestão informal das empresas possibilita o cumprimento das atividades ilícitas, segundo as funções de cada integrante na estrutura do esquema.

A denúncia foi apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça de Formiga em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais. Os crimes denunciados, além de causarem prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente, evidenciam a gravidade das infrações cometidas em um contexto que envolvia, inclusive, crianças que consumiam a carne contaminada nas escolas. O caso agora segue para apreciação do Poder Judiciário.

Lavínia Fernandes

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ
[author_socials_links]

Lavínia Fernandes

Email: [email protected]

Aluna de Jornalismo na PUC Minas. Participou da publicação de um artigo em alfabetização midiática, pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Estagiária no BHAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ