O frio vem ou não? Veja como fica a temperatura em BH no mês de julho

temperaturas em julho bh
Temperaturas em julho ficarão acima da média do mês em BH (Henrique Coelho/BHAZ)

As temperaturas em Minas Gerais poderão ficar acima da média durante o mês de julho. Em Belo Horizonte, tudo indica que os termômetros também vão permanecer altos para o período, resultando num inverno com máximas e mínimas bem acima do normal.

“Se a média de BH é 25°C, tudo indica que as temperaturas ficarão acima dessa média, porque estamos com o inverno com pouca condição de ter entrada de massa de ar polar. Só vai cair quando entrarem massas de ar polar”, destaca Cleber Souza, meteorologista do Inmet.

Outras regiões do estado como o Triângulo Mineiro, Centro–Sul, Zona da Mata e boa parte do Rio Doce também ficarão com temperaturas acima da média histórica. Já o Norte de Minas Gerais seguirá na com níveis normais para a época.

Julho começa frio em BH

Embora a previsão para Belo Horizonte seja de um inverno mais quente do que o normal, a próxima semana começará mais fria. “Essa massa de ar frio que está vindo agora é a terceira da estação do inverno e a mais forte do ano até agora”, avalia Cleber.

De acordo com o Inmet, a temperatura mínima de Belo Horizonte na segunda-feira (1°) será de 13°C. Na terça-feira (2), cai para 12°C, mantendo assim até a quarta-feira (3). A máxima será de 25°C, 26°C e 27°C, respectivamente.

Para aquele frio típico de inverno na Grande BH, a capital terá que esperar. “Tem um sistema de alta pressão predominando no Centro do Brasil, que atua como bloqueio e não está deixando nem a frente fria, nem nada chegar para provocar um acentuado declínio de temperatura”.

“Esse bloqueio está desde o outono e permanece, impedindo que os sistemas que causam chuvas cheguem a atuar no Centro do Brasil e em Minas Gerais. Por isso está muito quente e todo mundo está reclamado que está muito calor”, conclui o meteorologista.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!