Inscrições abertas! Governo de Minas tem 40 mil vagas para cursos técnicos gratuitos

Computador
As inscrições vão até o dia 30 de agosto (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

Se você é aluno do ensino médio da rede pública ou privada de Minas Gerais, ou já concluiu essa etapa de ensino, fique de olho nas oportunidades da iniciativa Trilhas de Futuro, promovida pelo governo estadual. São 40 mil vagas para cursos técnicos gratuitos em várias áreas diferentes. As inscrições vão até o dia 30 de agosto e podem ser feitas aqui.

Estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio podem se inscrever. Jovens já formados também estão aptos para participar. Não há limite de idade, mas o Governo de Minas selecionou critérios para uma ordem de prioridade e desempate na seleção das vagas (veja mais abaixo).

O Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos de enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros (acesse o catálogo aqui). Os cursos serão oferecidos gratuitamente por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros. Todos os alunos selecionados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Inscrições

No momento da inscrição, cada candidato poderá indicar até três cursos de interesse. Também é necessário informar o turno de preferência e a instituição de ensino. O candidato que não tiver acesso aos recursos digitais pode procurar uma escola estadual do seu município para se inscrever.

De acordo com o Governo de Minas, no atendimento presencial, serão adotadas todas as estratégias de segurança sanitária estabelecidas pela SEE (Secretaria de estado de Educação) em consonância com as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social.

Ordem de prioridade

Depois do período de inscrições, a seleção dos candidatos será feita de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos prioritários indicados pelos candidatos. O Governo de Minas divulgou a ordem de prioridade que será levada em conta para o programa Trilhas de Futuro: 

I – Estudantes que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública estadual;
II – Estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio na rede pública estadual;
III – Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede pública estadual;
IV – Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede pública federal ou municipal;
V – Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede pública federal ou municipal;
VI – Estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio na rede particular;
VII – Estudantes que estejam cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – ensino médio na rede particular;
VIII – Egressos do ensino médio, oriundos de qualquer rede.

Matrícula

Ainda segundo o Governo de Minas, cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico. As matrículas devem ser feitas presencialmente, na instituição credenciada que o estudante foi encaminhado e no período previsto na Resolução SEE nº 4.591/2021 (veja aqui).

No momento da matrícula, os pais, responsáveis ou o próprio estudante, se for maior de idade, devem se apresentar na instituição com os seguintes documentos: documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia; CPF do estudante, original e cópia; comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade; declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio; declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.

Para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais ou responsáveis.

Vagas remanescentes

O Trilhas de Futuro fará duas chamadas regulares, com as listagens divulgadas no site do programa. Em seguida, o período de vagas remanescentes será aberto, em que qualquer candidato pode se inscrever para as oportunidades ainda disponíveis.

No período de vagas remanescentes, a ordem de priorização já listada não será levada em conta, e o critério será por ordem de inscrição efetivada. Nessa etapa, o estudante escolherá a formação e em qual instituição deseja cursar, a partir de listagem de oportunidades disponíveis.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!