Mais de 2 mil vagas: Governo de Minas divulga edital para concurso da Polícia Penal

polícia penal mg
São 1.944 vagas destinadas a homens e 476 para mulheres (Sejusp/Divulgação)

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais) publicou nesta quarta-feira (18) o edital de um novo concurso público que oferece 2.420 vagas para agente penitenciário e policial penal. São 1.944 vagas destinadas a homens e 476 para mulheres. O preenchimento dos cargos tem validade de dois anos, mas pode ser prorrogado por mais dois anos, a critério da Administração Pública.

O policial penal é o profissional responsável por garantir a ordem e a segurança nas penitenciárias, desempenhando a vigilância interna e externa. O salário inicial é de R$ 4.631,25 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Selecon, entre os dias 22 de outubro de 21 de novembro de 2021. O valor da inscrição será de R$ 49,16. Há reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência.

Quem pode participar?

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio, curso profissionalizante ou, ainda, formação de nível superior. A Sejusp ressalta que não é necessário possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para se candidatar ao cargo e que, também, não há altura mínima ou máxima para concorrer a uma das vagas.

Na inscrição, o candidato pode optar pelo local de realização da prova objetiva e da redação, que são a primeira etapa do concurso. Elas serão aplicadas nas cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Por se tratar de um concurso estadual, o candidato aprovado pode ser nomeado para qualquer uma das unidades prisionais de Minas Gerais. A escolha do local de trabalho acontece no momento da posse, pois depende da ordem de classificação do candidato. 

A aplicação da prova objetiva e de redação está prevista para o dia 16 de janeiro de 2022. Esta é a primeira das seis etapas do concurso. Informações detalhadas sobre o processo seletivo podem ser encontradas no edital, disponível no site da Sejusp.

 

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!