Governo de Minas nomeia 180 professores para lecionar na UEMG

uemg
Estado também abrirá concurso para contratar outros 56 docentes para área médica da UEMG (Reprodução/UEMG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, nomeou, nesta quinta-feira (17), 180 professores de educação superior para lecionar na Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais). Os docentes são aprovados como excedentes em concurso público para 17 unidades da universidade. O Governo de Minas também abrirá uma nova demanda para contratar 56 professores para a área médica do campus de Passos, na região Sul.

“Temos compromisso com educação de qualidade. Determinei a nomeação de 180 professores na Uemg. Também abriremos concurso com 56 vagas de professores para o curso de medicina. Com boa educação, Minas avança”, disse Romeu Zema, nas redes sociais. As medidas serão publicadas do Diário Oficial do Estado, o Jornal Minas Gerais.

Substituição de professores exonerados

As nomeações dos novos professores fazem referência aos concursos públicos anteriores da universidade, sendo os de 2014, 2018 e 2019. Todos os classificados no número de vagas previstas nos editais receberam convocação, mas, com o passar dos anos, alguns professores pediram exoneração de seus cargos. Com isso, acabou sendo necessária a chamada dos excedentes aprovados.

Uma parte desses docentes já atuava nas unidades acadêmicas da UEMG em cargos temporários, como prevê a Lei 10.254/90, para garantir que o ensino da universidade não fosse prejudicado. Atualmente, a universidade conta com 1.586 professores, sendo que 755 são convocados e outros 831, efetivos. No total, o corpo de professores da universidade estadual passa a ser de 1.011 profissionais.

Professores aguardavam nomeação

“São professores aprovados em concursos e que aguardavam essa nomeação, que, além de trazer estabilidade, vai fortalecer a missão da instituição que é promover o ensino, a pesquisa e a extensão para contribuir com a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões do Estado”, explicou a reitora da UEMG, a professora Lavínia Rosa Rodrigues.

Ela ainda acrescentou que as nomeações representam um importante passo para a consolidação do quadro de docentes da universidade. “Com o anúncio de hoje, em menos de dois anos, alcançamos um total de 470 nomeações de professores concursados, e isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com a UEMG”.

Sobre a UEMG

Presente em 16 cidades de Minas Gerais, a Universidade do Estado de Minas Gerais oferece 119 cursos de graduação em 20 unidades acadêmicas. Atualmente, tem aproximadamente 24 mil estudantes, e é a terceira maior instituição de ensino superior pública do estado. Cerca de 77% de seus alunos são egressos de escolas públicas.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!