Governo de Minas define pagamento do retroativo do reajuste salarial de servidores; veja como fica

governo de minas reajuste retroativo servidor público
Parcela de janeiro será paga em agosto (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Governo de Minas Gerais pagará o aumento salarial retroativo dos servidores públicos do Estado em cinco parcelas a partir do mês de agosto. A primeira parcela do retroativo, referente a janeiro, será paga no salário de agosto, já com o reajuste de 4,62%, e assim por diante. De acordo com o governo, os valores aplicados no pagamento do retroativo totalizam R$ 975,4 milhões.

Inicialmente, o governo ofereceu um reajuste de 3,62%, abaixo da inflação acumulada em 2023. No entanto, após uma emenda apresentada pelos parlamentares, o valor aumentou para 4,6% para suprir as perdas inflacionárias do ano passado. O novo reajuste foi aprovado em 6 de junho e será sancionado pelo governador Romeu Zema nesta quinta-feira (27).

A ampliação do percentual de reajuste representa um impacto de cerca de R$ 570 milhões anuais a mais em relação aos valores anteriormente previstos para o custeio da folha de pagamento. Aproximadamente 625 mil servidores da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Estado, incluindo ativos, inativos e pensionistas, serão contemplados com a recomposição salarial.

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!