O Governo de Minas Gerais paga neste sábado (14), o 13º salário dos servidores estaduais em parcela única. O benefício será depositado para mais de 640 mil servidores ativos e inativos, além de 52 mil pensionistas. Este é o quarto ano consecutivo em que o pagamento ocorre sem atrasos ou parcelamentos, após seis anos de instabilidade na quitação do abono natalino.
Com base nos dados de setembro de 2024, a folha de pagamento do 13º soma mais de R$ 4,1 bilhões, excluindo encargos patronais. Entre as medidas que possibilitaram o pagamento integral e antecipado estão a homologação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a organização do fluxo de caixa estadual e o crescimento da arrecadação sem aumento de impostos. Segundo o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, essas ações garantiram previsibilidade e equilíbrio financeiro. Os servidores que optaram por portabilidade bancária receberão o valor em conta no dia 16/12, primeiro dia útil subsequente.
Relembre
Em 2024, o governo também reajustou os salários do funcionalismo em 4,62%, retroativo a janeiro, beneficiando mais de 625 mil servidores. Além disso, o pagamento de passivos de férias-prêmio, interrompido em 2015, foi retomado em 2019. Desde então, mais de R$ 1,2 bilhão foi destinado a cerca de 43 mil servidores. Essas iniciativas, segundo o governo, reforçam o compromisso com a valorização e o reconhecimento do trabalho dos servidores públicos estaduais