Greve: Professores da rede estadual aprovam paralisação a partir de 8 de março

escola carteiras mesas cadeiras
A greve está prevista para ter início no dia 8 de março (FOTO ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Após assembleia realizada ontem (15) pelo Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), professores da rede estadual aprovaram uma greve com início para 8 de março. A principal reinvindicação da categoria é de que o governo de Minas pague o piso salarial dos educadores. Por meio de nota (veja na íntegra abaixo), o Estado diz que “estão sendo discutidas as providências necessárias para cumprir o pagamento do novo piso salarial para os servidores da Educação”.

“Nossa mobilização é fundamental para que o governo Zema cumpra com o Piso, que é um direito constitucional. Reforçamos que, além de não apresentar nenhuma política de reajuste salarial, o governo Zema, desde janeiro de 2019, já foi notificado dessa cobrança pelo Sindicato. A Educação enfrenta um empobrecimento estrutural”, disse a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, professora Denise Romano.

A profissional da Educação destaca que o piso salarial foi reajustado em 2022 e “está em R$ 3.845,63, mas, o governo Zema paga às professoras e professores da Rede Estadual apenas R$ 2.135,64”.

Atos

Além da greve ter início no dia 8 do próximo mês, o sindicato também prevê outros atos para as próximas semanas. No dia 16 de março, será o “Dia Nacional de Paralisação com Conselho Geral e Assembleia Estadual”. O sindicato também reforçará atos locais e regionais em articulação com os movimentos sociais, e um ato público na Cidade Administrativa.

O sindicato também quer intensificar a mobilização, realizar plenária com setores da categoria que ainda não promoveram a atividade (ASB, ATB, SRE), visitas às escolas, diálogo com a sociedade, pressionar deputados/as em suas bases para votarem contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Nota do Governo de Minas na íntegra

O Governo de Minas informa que estão sendo discutidas as providências necessárias para cumprir o pagamento do novo piso salarial para os servidores da Educação, a partir do reajuste publicado pelo Governo Federal. Sobre o indicativo de greve da categoria, convocada pelo sindicato, em assembleia realizada nesta terça-feira (15/2), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reitera que tem mantido um diálogo franco e aberto com representantes sindicais e que os canais continuarão abertos para que as reivindicações da categoria possam ser apresentadas e debatidas.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!