Homem invade casa da ex, diz que ela pertence a ele e a estupra

upa-mirante-uberlândia
Vítima recebeu atendimento na UPA Mirante de Uberlândia após a agressão sexual e física (Reprodução/Google Street View)

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante após ameaçar, estuprar e agredir fisicamente a ex-companheira, de 53 anos, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nessa segunda-feira (31). O suspeito chegou a quebrar a prótese dentária da vítima com as agressões. No total, existem 14 ocorrências envolvendo o casal registradas na delegacia.

Segundo o relato da vítima para a Polícia Militar, o ex-companheiro não aceita o fim do relacionamento, que durou 5 anos e terminou em novembro do ano passado. Com isso, na madrugada da segunda-feira, o suspeito aproveitou que o portão da casa da mulher estava aberto e entrou escondido.

Já com o suspeito dentro da residência, no bairro Gameleiras, os dois iniciaram uma discussão e o homem ameaçou a vítima e fez pressão psicológica. De acordo com a mulher, o ex-companheiro alegou que ela estaria com outra pessoa e afirmou que a mulher pertencia a ele. Com isso, o sujeito estuprou a vítima.

Vítima tem prótese dentária destruída

Após o ato, a mulher contou à polícia que a discussão entre os dois continuou, e o suspeito desferiu socos no rosto dela, chegando a quebrar sua prótese dentária. O homem retirou uma faca e colocou no pescoço da mulher, ameaçando matá-la, ao que ela mordeu a mão dele, conseguindo que ele soltasse a faca.

A mulher disse que as ameaças de morte são constantes, e que o ex-companheiro chegou a lhe dizer que da próxima vez que a vítima chamasse a polícia, que ele não iria preso por poucos dias e sim por 30 anos, pois a mataria. A mulher ainda revelou que o suspeito havia dito a ela que trocou o carro por uma arma de fogo.

Acionada, a Polícia Militar realizou a prisão em flagrante do sujeito, e o encaminhou para o sistema prisional. O suspeito poderá responder pelos crimes de estupro e lesão corporal. Ele possuía escoriações e recebeu atendimento médico. Quanto a faca utilizada na agressão, a polícia apreendeu a arma.

Medida protetiva urgente

A equipe policial também orientou a mulher que pedisse medida protetiva contra o autor, e ela manifestou interesse em ser acompanhada pela PPVD (Patrulha Prevenção à Violência Doméstica). Conforme informado pela Polícia Civil em nota, medidas protetivas de urgência foram requeridas à Justiça (veja nota na íntegra abaixo).

A mulher recebeu socorro até a UPA do Mirante (Unidade de Pronto Atendimento Parque do Mirante) e recebeu medicação. Depois disso, a vítima recebeu transferência para o Hospital Escola de Uberaba, onde a equipe multidisciplinar para atendimento especializado em agressão sexual a acolheu.

Segundo a Polícia Civil, as investigações do caso seguem em andamento na Delegacia de Orientação e Proteção à Família de Uberaba.

Onde conseguir ajuda?

Caso você seja vítima ou conheça alguém que precise de ajuda, pode fazer denúncias pelos números 181, 197 ou 190. Além deles, veja alguns outros mecanismos de denúncia:

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher: av. Barbacena, 288, Barro Preto | Telefones: 181 ou 197 ou 190

Casa de Referência Tina Martins: r. Paraíba, 641, Santa Efigênia | 3658-9221

Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher): r. Araguari, 210, 5º Andar, Barro Preto | 2010-3171

Casa Benvinda – Centro de Apoio à Mulher: r. Hermilo Alves, 34, Santa Tereza | 3277-4380

Ponto de Acolhimento e Orientação à Mulher em Situação de Violência: avenida dos Andradas, 3.100, no Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Aplicativo MG Mulher: Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o app indica à vítima endereços e telefones dos equipamentos mais próximos de sua localização, que podem auxiliá-la em caso de emergência. O aplicativo permite também a criação de uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela pode acionar de forma rápida caso sinta que está em perigo.

Seja qual for o dispositivo mais acessível, as autoridades reforçam o recado: peça ajuda.

Nota da Polícia Civil na íntegra

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) ratificou a prisão em flagrante do suspeito, de 40 anos. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e poderá responder pelos crimes de estupro e lesão corporal. Medidas protetivas de urgência foram requeridas ao Poder Judiciário. A investigação segue em andamento na Delegacia de Orientação e Proteção à Família de Uberaba.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!