VÍDEO: Mineira de 95 anos se emociona ao viajar pela 1ª vez de avião

ilca mendes
Idosa de 95 anos viajou pela primeira vez de avião e ficou feliz ao receber homenagem da companhia aérea (Arquivo Pessoal/Adriana Moura)

Uma mineira de 95 anos viajou de avião pela primeira vez, nessa quarta-feira (26), e recebeu uma homenagem da companhia aérea. Familiares de dona Ilca Mendes, moradora de Sete Lagoas (MG), filmaram o momento em que ela celebrou o primeiro voo de sua vida.

Ilca Mendes viajou com a família para o Rio de Janeiro, por meio de um presente dado pelo neto, Bruno Henrique. Momentos antes do avião decolar, a comissária leu uma homenagem para a senhora, e que foi preparada pela neta Caroline Moura.

“Hoje, no nosso voo para o Rio de Janeiro, temos a honra da presença de uma senhora voando pela primeira vez, aos 95 anos de idade. A senhora Ilca é a prova de que nunca é tarde para viver um sonho”, dizia a homenagem.

Todos que estavam a bordo aplaudiram a realização de Ilca Mendes. Conforme é possível ver no registro do momento, gravado pela filha de dona Ilca, Adriana Moura, a idosa ficou radiante de felicidade. Assista:

Sonho de viajar de avião

Ao BHAZ, Adriana Moura, filha de Ilca, conta que a mãe sempre teve o sonho de viajar de avião. “Ela ficou muito emocionada, foi um momento que ninguém esperava, todo mundo bateu palma, foi indescritível, um momento maravilhoso”.

A homenagem foi combinada entre Caroline Moura e a cia aérea Latam. “Ela ligou para a cia e perguntou se ela poderia escrever uma homenagem. A cia autorizou e, assim que eu entrei no avião, entreguei para a comissária e aí ela leu a mensagem”.

“Sempre havia alguma coisa que não dava certo e agora que chegou o momento de conseguirmos trazê-la para o RJ. Meu sobrinho fez um pacote de viagem e vieram minha mãe, as duas filhas dela, o Bruno, que é neto, com a namorada, e o bisneto Ícaro”.

‘Senti como se tivesse num ônibus’

A própria dona Ilca contou ao BHAZ como foi a experiência de andar de avião pela primeira vez. “Nossa, achei linda a viagem, gostei demais, não senti nada! Todo mundo falava que sente uma pressão no ouvido mas não tive nada”, relata a senhora.

“Eu senti como se tivesse dentro de um ônibus, o avião lotado, todo mundo muito alegre, aplaudindo. Foi uma ótima viagem”. Perguntada se o frio na barriga veio, a idosa logo respondeu que “não teve medo nenhum”.

“Ontem nós curtimos a praia, entrei no mar e recebi as ondas porque eu não sei pular, a onda é forte demais”, conta Ilca. Mas foi beleza viu, gostei demais, curti demais. Ficamos na praia até às 14h”, relata a mineira.

Agora, a família vai seguir aproveitando a viagem no Rio de Janeiro e retorna para Sete Lagoas na segunda-feira.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!