Infestação de pombos cancela festival com Israel & Rodolffo em Mariana

festival mariana
O Mariana Country Festival precisou ser cancelado devido a uma infestação de pombos que atingiu a arena em que o evento aconteceria (Reprodução/@marianacountryfestival/Instagram)

O Mariana Country Festival, que seria realizado neste sábado (19) em Mariana, na região Central de Minas, precisou ser cancelado devido a uma infestação de pombos que atingiu o local em que o evento aconteceria. O festival contaria com a participação da dupla Israel & Rodolffo e outros artistas. Ao BHAZ, a prefeitura de Mariana disse que o local tinha passado por vistoria e que estava interditado (leia abaixo).

Em nota, a organização do evento disse que tentou de várias formas obter a liberação da Arena Mariana, que teria sido disponibilizada previamente pela prefeitura do município.

“A Arena apresentou problema de infestação de pombos e foi embargada pela Secretaria de Saúde, contratamos uma empresa especializada em tratamentos epidemiológicos para solucionar os problemas de pombos na Arena, mas a Vigilância Sanitária não aceitou a utilização dos meios eficazes da empresa”, disseram os organizadores.

Ainda de acordo com a organização, mais de 3500 já tinham sido vendidos. O público receberá reembolso do valor investido nos ingressos.

“O embargo causa então prejuízo aos nossos clientes e atrações, como o artista principal, que já estavam com toda sua logística programada. Isto posto, decidimos por não adiar o evento, devido à falta de respeito que foi conduzida essa questão”, diz outro trecho do comunicado.

O que diz a prefeitura?

Em nota enviada ao BHAZ após a publicação da matéria, a prefeitura de Mariana informou que foram realizadas vistorias no espaço a partir do dia 12 de junho e que as equipes constataram a presença de “excrementos, penas antigas e aves no local” (leia na íntegra abaixo).

Constatada a insalubridade do local, “em especial arquibancadas, palco e lanchonetes”, a prefeitura determinou a interdição da Arena Mariana.

Ainda segundo a administração municipal, a organização do festival entrou em contato em julho pedindo a liberação do espaço mediante a contratação de uma empresa privada que faria o controle das pragas.

“No dia 11 de agosto a equipe da Vigilância em Saúde foi demandada para uma nova vistoria a pedido da Secretaria de Desportos, acerca das adequações já realizadas no local para a utilização do espaço para eventos, no entanto foi constatado que não houve intervenções suficientes para eliminação dos riscos sanitários ali existentes”, acrescentou a prefeitura.

Nota da prefeitura de Mariana na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, esclarece que sempre atuou dentro das normas de vigilância em Saúde, conforme as diretrizes e normas do Ministério da Saúde, atuando de forma independente e sem partidarismo.

Dito isto, importa esclarecer que as vistorias realizadas na Arena Mariana foram realizadas a partir de 12 de junho, em atendimento a verificação de denúncias devido a presença do grande número de pombos, com prevalência especialmente de excrementos, penas antigas e aves no local.

Vale ressaltar que tais denúncias se fizeram procedentes, uma vez que no momento das vistorias ficou constatada a insalubridade do local, em especial arquibancadas, palco e lanchonetes. Portanto, considerando o risco à saúde pública foi determinada a interdição cautelar das áreas acima mencionadas.

Decorrente dessa situação foi elaborado relatório técnico intersetorial (Vigilância Ambiental/Zoonoses, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas) e encaminhado aos órgãos responsáveis pela administração da Arena Mariana, recomendando as intervenções físicas e estruturais necessárias para adequação do local.

Urge destacar que as condicionantes para liberação integral da Arena sempre se mantiveram as mesmas, apresentadas no primeiro relatório. A arquibancada, palco e lanchonete foram efetivamente interditadas e assim permaneceram.

No mês julho recebemos uma solicitação onde uma empresa pretendia realizar o evento Mariana Country Festival. A proposta apresentada pelos organizadores do evento visava como contra partida pela utilização do espaço: “a contratação de uma empresa do ramo de controle de pragas urbanas.”

Que no dia 11/08/2023 a equipe da Vigilância em Saúde foi demandada para uma nova vistoria a pedido da Secretaria de Desportos, acerca das adequações já realizadas no local para a utilização do espaço para eventos, no entanto foi constatado que não houve intervenções suficientes para eliminação dos riscos sanitários ali existentes.

Ressaltamos que a partir desta (11/08) a Secretaria de Saúde não tomou conhecimento de nenhum outro encaminhamento acerca do mencionado evento. Apenas tomando conhecimento da decisão da empresa pela NÃO REALIZAÇÃO DO EVENTO.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!