Interpol insere peças sacras furtadas em Minas Gerais na lista de bens procurados

Reprodução/MPMG

Um dos mais duros golpes contra o patrimônio cultural de Minas Gerais ganhou novos contornos nesta semana. Após quatro décadas do furto de 15 peças sacras retiradas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, na região Central do Estado, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) finalmente conseguiu apoio da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) na tentativa de recuperar os objetos. Nessa quarta-feira (16), o órgão público foi comunicado oficialmente da inserção de três peças furtadas na lista da organização internacional.

Outros 41 itens roubados em Campanha, no Sul de Minas; e em Oliveira e Serro, no Centro-Oeste mineiro, também passaram a ser procurados pela Interpol. Os objetos foram incluídos na lista internacional de bens desaparecidos a pedido da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais.

De acordo com o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, o MPGM estima que 60% dos bens sacros do Estado tenham sido perdidos em razão de furtos, roubos e apropriações indevidas. “É preciso que o cidadão desperte sua atenção para o tema, pois esse patrimônio integra uma parcela importante da herança cultural dos mineiros e deve ser protegido e fruído por todos”, diz.

Ainda segundo Miranda, o comércio clandestino é a terceira atividade mercantil ilegal em termos de lucro. Conforme informou, a movimentação financeira por trás do roubos de bens culturais fica atrás somente do tráfico de drogas e de armas. Miranda alerta ainda que as peças desaparecidas podem estar localizadas em diferentes lugares, como antiquários, residências particulares, à venda em leilões e até mesmo pela internet.

Denúncia

A suspeita sobre o paradeiros de peças sacras furtadas pode ser informada ao MPMG pelo telefone (31) 3250-4620.

 

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!