Pesquisar
Close this search box.

Inverno começa hoje: Veja como deve ser o clima ao longo dos próximos três meses em Minas Gerais

Por

Meteorologista afirma que Minas deve ter frio, porém com menos recorrência neste inverno (Amanda Dias/BHAZ)

O inverno começa, oficialmente, às 17h51 desta quinta-feira (20) em todo o hemisfério Sul. E apesar de ser uma época em que o frio pode predominar, existem outras características presentes na estação. Em Minas Gerais, o clima, por exemplo, tende a ser mais quente que o normal.

De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado mineiro e outros da região Sudeste e Centro-Oeste vão sofrer com o tempo seco.

“Nessas épocas do ano se torna recorrente os baixos índices de umidade, ficando abaixo de 30% no período da tarde. Isso é como uma resposta ao grande período sem chuva e também ao predomínio de céu claro”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Quando o índice cai abaixo dos 30% é considerado estado de atenção. O tempo seco pode causar alergias, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, tosse e falta de ar em algumas pessoas.

O inverno também é caracterizado por sol com poucas nuvens. E apesar desta época ter uma incidência menor de radiação solar, há uma grande amplitude térmica diurna. Ou seja, pela manhã o frio permanece, mas as temperaturas aumentam ao logo do dia.

Alerta e cuidados com incêndios

A soma desta variação térmica com o clima seco favorece a propagação de incêndios. Recentemente, a atriz Lúcia Veríssimo precisou de atendimento médico após a fazenda dela pegar fogo na Zona da Mata de Minas Gerais. Ao todo, as chamas atingiram aproximadamente 300 mil m² da propriedade.

“A baixa umidade não é a causa, mas ela favorece a propagação de incêndios. O que requer uma cautela maior ao se queimar lixos ou descartar uma bituca de cigarro acesa”, alerta a meteorologista.

Anete também explica que este tempo deixa o clima mais sujo, piorando a qualidade do ar. Por causa do longo período sem chuva, há uma maior quantidade de material particulado. E isso piora ainda mais com as queimadas.

Como será o inverno deste ano em Minas?

Uma outra característica geral do inverno é que as massas de ar frio conseguem chegar no Sudeste e Centro-Oeste com força para gerar quedas de temperaturas. A região Serrana do estado pode sofrer com geadas, mas no geral, a previsão aponta que o frio não deve ser rigoroso.

O fenômeno do El Niño terminou oficialmente em maio e ele não tem gerado mais efeitos impactantes no clima de Minas Gerais. Então, o clima que se apresenta, neste momento, é de neutralidade.

“Os modelos estatísticos que o Inmet utiliza para a previsão de clima mostram a tendência de um inverno mais do que o normal. Isso significa uma menor recorrência de episódios frios. Teremos frio sim, manhãs frias sim, mas se espera que as massas de ar frio cheguem em uma recorrência menor do que é normalmente esperado”, finaliza.

João Lages

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ