Jiboia, jararaca, raposa, papagaio e pombo: Animais mobilizam bombeiros durante dia atípico em Minas

raposa cobra bombeiros mg
Dia foi atípico em cidade mineira (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Os bombeiros tiveram um dia atípico em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, nessa segunda-feira (24). O 193 – número do Corpo de Bombeiros para emergências – foi acionado cinco vezes para ocorrências relacionadas a animais. Os militares capturaram uma jiboia, uma jararaca, uma raposa, um papagaio e um pombo em diferentes localidades do município.

Conforme relata uma moradora da rua Albertina Martins Ribeiro, no bairro Satélite Andradina, ela brincava com a sua neta no quintal, quando percebeu uma jiboia na árvore próxima, acionando os Bombeiros em seguida. O 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi responsável por todas as ocorrências.

Ainda no bairro Satélite Andradina, um morador viu uma raposa andando com dificuldades, possivelmente machucada, também na rua Albertina Martins Ribeiro, e realizou o contato com os bombeiros. Já no bairro Progresso, uma solicitante encontrou na própria casa, localizada na rua Quarenta, um papagaio no pé de pitanga do quintal. A ave não levantou voo e a moradora então decidiu ligar para os bombeiros para realizarem a captura segura.

Pombo ‘invasor’

Na rua Dezesseis, um pombo entrou no prédio da regional da saúde e não conseguiu mais sair. Os funcionários tentaram fazer a retirada da ave, sem sucesso, e acionaram os bombeiros, que realizaram a captura.

A última solicitação partiu da rua Sebastião Cristino Guimarães, no bairro Nova Ituiutaba 3. Uma moradora ouviu latidos do cachorro e percebeu que ele latia para uma serpente. Sem saber de qual espécie se tratava, pegou um balde e cobriu a cobra, fazendo contato com os bombeiros. A equipe identificou que se tratava de uma jararaca.

Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os animais foram capturados com técnicas específicas e equipamentos adequados, de maneira segura para todos.

Orientações

Ainda de acordo com os bombeiros, a raposa ferida e o papagaio foram conduzidos para a clínica veterinária para avaliação médica, enquanto os outros animais foram devolvidos ao seu habitat longe do perímetro urbano.

Apesar do dia agitado, o Corpo de Bombeiros ressalta que os moradores agiram corretamente. A corporação orienta que a população faça contato via 193 sempre que se deparar com animais silvestres ou em perigo, para que seja realizada a captura segura do animal.

Edição: Giovanna Fávero

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!