Justiça proíbe influenciador que fez ‘caça ao tesouro’ em Paracatu de promover novos eventos na cidade

24/07/2024 às 15h54
(Reprodução/Redes sociais)

A Justiça de Minas Gerais proibiu o influenciador digital César Rincon, responsável por promover um desafio de “caça ao tesouro” em Paracatu, de realizar qualquer tipo de evento na cidade. A ação, promovida em 7 de novembro de 2023, culminou na depredação de uma igreja histórica da cidade que fica no Noroeste do estado.

Com a decisão, César fica proibido de fazer todo e qualquer evento que possa ocasionar aglomeração de pessoas na cidade sem antes comunicar as autoridades do município, bem como o Conselho de Proteção ao Patrimônio Histórico.

Caso a medida seja descumprida, o influenciador deverá pagar multa de R$ 500 mil por cada infração.

A ação do Ministério Público (MPMG) alegou que o evento não teve pedido de autorização prévia e culminou em danos à igreja de Sant’Anna e em depredação de lixeiras, bancos, meio-fio e luminárias.

(Reprodução/MPMG)

Relembre o caso

Na ocasião, o criador de conteúdo mobilizou os seguidores em redes sociais com a promessa de presentear com R$ 5 mil aqueles que encontrassem chaveiros escondidos em três praças da cidade, incluindo o largo do Santana, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

(Reprodução/MPMG)

Rapidamente, as ruas da cidade ficaram completamente lotadas, com os moradores da região em busca do prêmio. Em seguida, César divulgou foto da igreja localizada no largo do Santana. Nesse momento, a maioria das pessoas foram até lá.

Com a confusão, muitos chegaram a escalar a paróquia. Algumas partes das praças também ficaram destruídas. Imagens divulgadas pelo MPMG mostram pessoas penduradas na estrutura do prédio e partes da área depredadas.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Isabella Guasti

Email: [email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ