Macaco que andava de jet-ski é resgatado vítima de maus-tratos

O animal era mantido preso por uma corrente no pescoço (Divulgação/PCMG)

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou um macaco-prego vítima de maus-tratos na manhã desta sexta-feira (24). O animal era mantido em cativeiro irregular em Juiz de Fora, Zona da Mata mineira.

O animal silvestre foi encontrado acorrentado pelo pescoço no terraço de uma residência do bairro Vila Ideal junto com diversos cães, sem alimento nem água disponíveis. A corrente estava presa a um viveiro de grade que dava acesso a um beiral da casa. De acordo com a moradora do local, o animal dormia em alguns tambores presos no alto da parede. A busca da PCMG foi motivada por uma denúncia.

Os policiais ainda verificaram redes sociais criadas para divulgar fotos do animal, que era exposto a diversas situações irregulares como passeio de jet ski, locais públicos com grande trânsito de pessoas e dieta incorreta para espécie.

O Termo Circunstanciado de Ocorrência foi assinado pela proprietária do imóvel, de 60 anos de idade, e pela filha dela, de 31 anos. O macaco foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Juiz de Fora (Cetas-JF).

Policiais da Delegacia de Meio Ambiente, uma bióloga e uma médica veterinária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) estiveram presentes durante o resgate.

(Divulgação/PCMG)

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!