Menino autista é colocado para dormir em banheiro de escola em Minas Gerais e mãe se revolta

criança dormindo banheiro creche pains
Menino de 2 anos foi colocado para dormir no banheiro de escola, perto de privada (Arquivo pessoal)

Moradores de Pains, no Centro-Oeste de Minas Gerais, se revoltaram com uma foto em que uma criança é vista dormindo no chão do banheiro de uma escola municipal. No clique, o garoto aparece de bermuda, deitado em uma base perto do vaso sanitário. A Prefeitura de Pains divulgou nota em que diz apurar o caso.

Ao BHAZ, a mãe da criança contou ter sido informada em reunião na Escola José Maria Fonseca, ainda em outubro, que o filho era colocado para dormir no banheiro da instituição e que o mesmo ocorria com outros alunos. A justificativa para que os alunos dormissem por lá seria de que o local é mais fresco.

Segundo narra a mãe, a direção relatou que funcionárias demitidas estariam ameaçando divulgar registros do menino e de outras crianças dormindo no banheiro para que fossem readmitidas. Na ocasião, ainda em outubro, a mãe não teve acesso aos materiais que provavam o caso, e foi informada que deveria procurar as monitoras dispensadas para resolver a situação.

Sem ter provas de que o filho era colocado para dormir no banheiro, a mãe pouco pode fazer até o início desta semana. Na segunda-feira (4), Milene Milheiros recebeu a imagem do filho dormindo no banheiro da escola e procurou a PM no dia seguinte. “Eu fiquei revoltada né, a escola jogou a culpa nas monitoras tirando totalmente a responsabilidade da escola. Eu ouvi aquilo e não tinha vídeo, não tinha foto, saí de lá triste, revoltada, sem nada”, disse.

Milene conseguiu a foto com a mãe de outro aluno da escola, que esteve no local e viu o filho de Milene no banheiro. Após a confirmação, a mãe tirou imediatamente o garoto da instituição. O menino tem 2 anos e diagnóstico de autismo.

Agora, Milene se mobiliza em busca de justiça para o ocorrido com o filho e outras crianças na escola. O BHAZ procurou a Prefeitura de Pains, o prefeito e a Secretaria de Educação da cidade nesta quinta-feira (7). No entanto, não obteve retorno. A reportagem será atualizada tão logo as partes se manifestem.

O que diz a Prefeitura de Pains?

“A Prefeitura Municipal de Pains, juntamente com a Secretaria de Educação, comunica a toda a poopulação que está tomando todas as providências necessárias para a apuração do caso envolvendo uma criança na escola da Rede Municipal de Educação”.

Roberth R Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

Asafe Alcântara[email protected]

Coordenador de mídias digitais e repórter, no BHAZ, desde setembro de 2021. Atualmente concilia como repórter na Record TV Minas.
Jornalista graduado pelo UNI-BH, com experiência em redações de veículos de comunicação, como RedeTV! BH, TV Band Minas, TV Alterosa, TV Anhanguera (afiliada Globo GO), TV Justiça e CNN Brasil.

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!