Meteoro ‘superbrilhante’ atravessa o céu de cidade mineira e surpreende especialistas

meteoro
O meteoro foi avistado no município de Brazópolis, no Sul de Minas, e surpreendeu pelo grau de luminosidade (Observatório Pico dos Dias/Divulgação)

Moradores do Sul de Minas avistaram um objeto brilhante atravessando o céu na madrugada desta quarta-feira (3). O meteoro foi registrado no município de Brazópolis por câmeras do Observatório Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, e surpreendeu pelo grau de luminosidade.

“O Sol, por exemplo, tem magnitude de -22 e Vênus, que é um planeta com brilho visível aqui da Terra,  de -1 a -2. Assim, o meteoro registrado nesta madrugada com magnitude -8 é muito, muito brilhante’’, explicou o professor do Instituto de Astronomia da USP (Universidade de São Paulo), Alex Carciofi.

Segundo o coordenador do Observatório Pico dos Dias, Saulo Gargaglioni, o objeto teria passado também por cidades do estado de São Paulo. A trajetória do objeto também foi monitorada pelo Projeto Exoss de Ciência Cidadã.

Chuvas de meteoros

Até o dia 15 de agosto, moradores de diferentes pontos do Brasil poderão acompanhar a chuva de meteoros de Caelidas, que terá maior intensidade nesta sexta-feira (5). Ela vem sendo observada desde 25 de julho, sempre entre meia-noite e o amanhecer.

Em geral, os meteoros entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de 44,5 quilômetros por segundo. Outra chuva de meteoros aguardada para este mês é a conhecida Perseidas, que tem seu ápice nas madrugadas de 11 e 12 de agosto.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!