Sem trégua! Meteorologistas alertam para mais uma semana chuvosa em Minas

chuva minas
Em BH, a chuva não tem previsão de ir embora (Amanda Dias/BHAZ)

Os moradores de Belo Horizonte terão que encarar pela frente mais uma semana de chuvas intensas. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ainda não há previsão de quando os temporais darão trégua na capital.

“Ao longo da semana a temperatura deve ficar entre 19ºC e 26ºC, céu nublado com pancadas de chuva principalmente a tarde e a noite”, explica o meteorologista Claudemir de Azevedo. Na tarde de hoje (2), a Defesa Civil de BH emitiu um alerta para a ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas isoladas e rajadas de vento válido até a manhã de segunda-feira (3).

Chuva ‘pra todo lado’

De acordo com o Inmet, os temporais de amanhã devem atingir com mais intensidade as regiões Centro, Sul, Zona da Mata e Noroeste de Minas. Para evitar acidentes durante as chuvas, os órgãos responsáveis recomendam uma série de cuidados, como:⠀

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Ministro visita municípios afetados pela chuva

Nesta segunda-feira (3), ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho vai sobrevoar os município do Norte de Minas mais atingidos pelas fortes chuvas. Além do sobrevoo, haverá reunião com prefeitos da região em Almenara e Salinas para avaliar a situação de algumas cidades.

De outubro de 2021 até janeiro deste ano, seis pessoas perderam a vida no estado em decorrência das chuvas. Além disso, mais de 13 mil tiveram que deixar suas casas por risco de desmoronamento e outras 3114 estão desabrigadas.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!