Minas bate recorde de casos de Covid-19 pela 3ª vez em uma semana

profissional de saúde atendendo paciente em hospital
Ocupação de leitos voltou a subir e atingir o índice vermelho em BH (BHAZ/Amanda Dias)

Minas Gerais está em uma sequência de recordes de casos de coronavírus. Nesta sexta-feira (15), pela terceira vez na semana, alcançou o maior número de casos de Covid-19 nas últimas 24h desde o início da pandemia. De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), foram 9.120 novos casos de quinta (14) para sexta-feira (15).

O último recorde tinha sido ontem (14), quando em apenas 24 horas, 8.694 novos diagnósticos tinham sido registrados no estado. No mesmo período, 123 pessoas tinham morrido em decorrência do novo coronavírus. Hoje (15), a SES-MG registrou 154 óbitos nas últimas 24h.

No último sábado (9), primeiro recorde da semana, foram 8.399 novos infectados em 24h, além de 125 mortes. Com esses números superados, Minas Gerais chega agora aos 628.966 casos confirmados da doença. Além desses, outros quase 58 mil estão em acompanhamento. O estado tem, no total, 13.182 óbitos, e 557.815 casos recuperados.

Dos infectados que não perderam a vida para a doença, a maioria são mulheres e pessoas de 30 a 49 anos. Já entre os que morreram, o perfil é um pouco diferente. Mais de 80% das vítimas tinha 60 anos ou mais e a maioria foram homens – 7.455 contra 5.727 mulheres. As comorbidades também seguem preocupando: dos que morreram, 73% sofria de alguma condição prévia, dentre as quais se destacam as doenças do coração e diabetes.

Volta às aulas

Alguns municípios de Minas Gerais anunciaram, nesta semana, o retorno das aulas presenciais nas escolas. Pouso Alegre decretou, nessa quarta-feira (13), a volta em fevereiro, enquanto Coronel Fabriciano planeja voltar já na próxima segunda-feira (18).

A maioria do estado está na onda vermelha, de acordo com o plano Minas Consciente, do governo estadual. Infectologista conversou com o BHAZ nessa quinta-feira (14) e fez alerta “Esses números tendem a aumentar e não é de se impressionar. Continua muito sério e as pessoas não estão tomando o devido cuidado. Na minha avaliação, já está pior do que o meio do ano. Os números falam por si só”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!