Covid-19: Minas chega a 80% de adultos vacinados com pelo menos uma dose

Vacina
Número se altera quando comparado com toda a população mineira (Myke Sena/MS)

Minas Gerais ultrapassou a marca de 80% de adultos vacinados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. A porcentagem representa mais de 13 milhões de pessoas imunizadas contra a doença. Já o número de pessoas totalmente vacinadas é de quase 6 milhões, o que significa mais de 35% da população maior de 18 anos. A informação, desta quarta-feira (1º), consta no vacinômetro do governo estadual.

O número exato é de 80,38% do público-alvo, o que corresponde a 13.087.336 pessoas. Com a segunda dose ou dose única, foram 5.846.820 pessoas ou 35,67% da população adulta. Dessas aplicações, 5.369.477 são de segunda dose e 477.343 são de dose única, da Janssen. O estado tem uma população maior de 18 anos de 16.391.092 pessoas.

Quando se compara o número de vacinados com a população total do estado, o resultado se altera, já que Minas ainda não começou a imunizar os menores de 18 anos. Com isso, 61,87% da população se imunizaram com pelo menos a primeira dose e 27,46% com a segunda ou dose única. O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, no último sábado (28), que a vacinação dos adolescentes começará em setembro.

Minas também vai começar a vacinar idosos com a terceira dose. Apesar da recomendação do Ministério da Saúde para o reforço vacinal começar em 15 de setembro, o secretário estadual de Saúde Fábio Baccheretti disse, em entrevista coletiva na semana passada, que o município que tiver doses em estoque, já pode aplicar.

Recomendações

Mesmo com os avanços da vacinação, o gestor da Saúde reforçou a necessidade das pessoas seguirem tomando os cuidados e pediu para que tomem a segunda dose. “Todas as vacinas se mostram eficazes. A guerra ainda não acabou. Em outubro ou novembro devemos ter a imunidade de rebanho e assim menos circulação da variante. Vamos aguentar mais um pouco. Vamos virar esta página”.

Quando Minas ultrapassou a marca de 10 milhões de vacinados com a primeira dose, no começo de agosto, a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), Marcela Ferraz, disse que os reflexos positivos da vacinação já poderiam ser observados.

“Agora já começamos a observar um reflexo positivo da vacinação, com queda em indicadores importantes relacionados à Covid-19, como a redução nas internações, no número de óbitos e de municípios que registram mortes pela doença”, apontou Marcela.

A diretora também reforçou, porém, que os cuidados preventinos ainda devem ser seguidos. “Somente com imunização completa (duas doses) temos a proteção individual e contribuímos para a proteção coletiva”, alertou.

E em BH?

A capital mineira está próxima de alcançar a mesma marca. De acordo com o último boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), dessa terça-feira (31), 79,9% do público-alvo total está vacinado com a primeira dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19. O público é a soma da população residente em BH maior de 18 anos e trabalhadores vacinados em BH residentes no interior. A segunda aplicação ultrapassa a do estado, chegando a 41,6% ontem.

Cada munícipio tem as próprias datas de imunização. Em BH, nesta quarta-feira (1º), os adultos de 57 anos, cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 8 de setembro, recebem a segunda dose do imunizante. Amanhã (2), é a vez dos jovens de 19 anos, completos até 30 de setembro, vacinarem-se com a primeira dose. Veja mais informações aqui.

Edição: Vitor Fernandes

Comentários