Minas distribui kits e começa a testar câmeras corporais em uniformes da PM

Câmeras corporais
Governo de Minas adquiriu kits com 1.040 unidades de câmeras operacionais (Marco Evangelista/Imprensa MG)

Parte dos policiais militares de Minas Gerais vai começar a testar a utilização de câmeras corporais nos uniformes, ao longo dos próximos meses, em uma fase experimental da nova iniciativa. O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta sexta-feira (27) a aquisição dos equipamentos e de armas não letais para a corporação.

A iniciativa faz parte da implementação do projeto-piloto de utilização de Câmeras Operacionais Portáteis (COP) no estado. Para esta fase, o Governo de Minas adquiriu kits com 1.040 unidades de câmeras operacionais, 65 unidades de docas (equipamento para download e recarga para 6 câmeras simultâneas) e 1.040 pistolas de impulso elétrico, com o investimento de R$ 2,4 milhões do tesouro estadual.

Equipamentos
Zema anunciou compra de diferentes equipamentos para a PM (Marco Evangelista/Imprensa MG)

Segundo a administração estadual, os primeiros equipamentos serão distribuídos nos próximos meses, e serão enviados para as 19 regiões da Polícia Militar. Durante a fase experimental do projeto, serão, em média, 4 mil policiais usando o equipamento.

Enquanto isso, a efetividade da utilização das câmeras corporais no fardamento será avaliada pelo comando da corporação. Ainda de acordo com o Governo de Minas, a expectativa é de que o equipamento otimize a atividade operacional e possibilite a integração ao sistema de “Olho Vivo”, melhorando a produção de provas usadas no processo de investigação e ação penal, além de garantir maior segurança na atuação policial.

“Com toda certeza, será o primeiro lote de muitos que virão porque o nosso sonho é que cada um venha a ter todo esse kit completo que possibilite ações mais efetivas”, declarou o governador Romeu Zema no seminário de treinamento dos militares realizado nesta sexta-feira.

Como funciona?

O equipamento, também conhecido como “BodyCam”, será acoplado à farda do policial para que todas as ações operacionais sejam filmadas. As câmeras podem gravar, fotografar, transmitir em tempo real e transmitir a localização por GPS, além de possuir acesso à internet. As imagens feitas não podem ser apagadas.

Os testes do projeto-piloto serão feitos em várias unidades da PM em Belo Horizonte e também do interior, em unidades operacionais e especializadas.

O comandante-geral da corporação, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, reforçou que os policiais que utilizarão as câmeras corporais serão preparados por meio de treinamentos, que começaram hoje no seminário.

Proposta de campanha

O governador Romeu Zema havia proposto a instalação de câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares durante a campanha para governador, em 2018. Em entrevista ao BHAZ, o então candidato citou a iniciativa entre outras soluções apontadas para a segurança pública no estado.

À época, Zema disse que usaria a tecnologia para reduzir os problemas na polícia. Em resposta a Robson Sávio, specialista em segurança pública e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP), o agora governador chegou a criticar os tribunais militares e, por fim, sugeriu a instalação dos equipamentos.

“Deveríamos ter dois crivos para julgar uma ação policial, um interno e externo, para ver se os dois chegam à mesma conclusão. E, se houver divergência, vamos criar uma arbitragem para dirimir. Não concordo com julgamentos internos, pois sabemos que legisladores se protegem e o mesmo acontece com policiais. Outra proposta seria a instalação de câmeras fixadas nos uniformes para filmar as ações policias e garantir que eles tenham direito a plena defesa”, disse o então candidato em 2018.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!