Minas Gerais conquistou, nessa quinta-feira (28), o Prêmio Excelência Turística Destino Digital, com o melhor posicionamento no ranking dos mecanismos de buscas quando o assunto é “gastronomia”.
O estado também conquistou o segundo lugar na categoria “Inclusividade”, que avalia a inclusão da população LGBTQIA+ em cada destino.
A entrega do prêmio ocorreu durante a 50ª Abav Expo, uma das maiores feiras de turismo da América Latina que está sendo realizada no Rio de Janeiro.
Quem recebeu o prêmio foi o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. Para ele, o título é a coroação de um trabalho construído a muitas mãos.
“Esse prêmio lança luz para que nós possamos agora de forma ainda mais apropriada estender o olhar para a promoção da nossa cozinha, seja a clássica ou a contemporânea”, declarou ele.
O Prêmio Excelência Turística Destino Digital está na segunda edição e é promovido pela empresa The Data Appeal Company, especializada no gerenciamento de dados turísticos.
A empresa levou em indicadores de como hospitalidade, comida e atrações para avaliar o desempenho de cada local. Ao todo, foram analisados cerca de 2,7 milhões de estabelecimentos e eventos, de julho do ano passado a julho desse ano.
Brasília ganhou o prêmio na categoria “Sentimento Geral” dos turistas, ou seja, da percepção da população em relação ao destino. Já a Bahia foi a campeã na categoria “Hospitalidade”.
Rio de Janeiro, por sua vez, foi campeão na categoria “Sentimento dos Turistas Estrangeiros”.
Arreda pra Cá
Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe o dono de uma das mais tradicionais redes de barbearia do Brasil: Elias Torres, também conhecido como Seu Elias. Ao longo da última década, ele fundou a primeira loja, virou o barbeiro de grandes jogadores de futebol, criou a rede Seu Elias, com mais de dez lojas, e se aposentou – cobrando R$ 1 mil por corte de cabelo.
No podcast, ele contou tudo sobre a infância vendendo picolés nas ruas e como se preparou para virar barbeiro. Seu Elias também abriu o jogo sobre clientes como Neymar, Messi e outras grandes estrelas que passaram por Cruzeiro, Atlético e por uma cadeira do Seu Elias.
Ele contou ainda sobre os principais desafios do negócio, que mudou a forma de os homens lidarem com a vaidade, deu dicas para os novos empreendedores e revelou os bastidores das barbearias e próximos passos. O episódio completo foi ao ar nessa terça-feira (26), confira:
* A repórter viajou a convite do Sebrae e do Governo de Minas Gerais