Minas intensifica testagem da Covid em cidades afetadas pela chuva: ‘Vírus está circulando como nunca’

testes covid
A SES-MG já começou a distribuição de mais de um milhão de testes rápidos para detecção de antígeno Covid-19 (Fábio Marchetto/Agência Minas)

O secretário estadual de saúde Fábio Baccheretti anunciou nesta quinta-feira (13) um aumento na testagem da Covid-19 nos municípios mineiros afetados pelas chuvas. A medida visa inibir possíveis surtos da doença e também da Influenza entre a população que está desabrigada, como aconteceu no final de 2021 na Bahia.

“Já recomendamos aos municípios aumentarem a proporção de testes porque, devido ao convívio entre os desabrigados, a chance de ter um surto de Covid-19 e Influenza é muito grande. Nossa Vigilância Sanitária está atenta e acompanhando de perto o assunto”, explicou.

Nessa quarta-feira (12), a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) começou a distribuição de mais de um milhão de testes rápidos para detecção de antígeno Covid-19. Desses, 966.245 foram destinados aos municípios mineiros e 115.445 para a população quilombola. 

Atualmente, Minas Gerais tem 374 municípios em situação de emergência devido às intensas chuvas das últimas semanas. Segundo a Defesa Civil, desde o início do período chuvoso, em outubro de 2021, 25 pessoas perderam a vida, 26.492 ficaram desalojadas e 4.047 desabrigadas.

‘Vírus está circulando como nunca’

Ainda ontem (12), Minas Gerais bateu o recorde de pessoas infectadas em 24 horas. Foram 18.153 novos casos de Covid-19, o maior número desde o início da pandemia. Até então, o recorde de diagnósticos era de abril de 2021, quando o estado notificou 16.479 casos (veja aqui).

“O vírus está circulando como nunca circulou. A nova cepa, a ômicron, tem uma capacidade de infectar muito maior em relação às demais que surgiram desde o início da pandemia. A única forma de se combater a doença é se vacinando e usando máscara”, alertou Baccheretti.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!