Minas libera torcida em estádios sem limite de público na onda verde

Estádio de futebol
Presença dos torcedores nos estádios ainda depende de permissão da FMF (Amanda Dias/BHAZ)

O Governo de Minas autorizou as cidades que estão na onda verde do programa Minas Consciente, do governo estadual, a receber torcida em estádios esportivos sem limite de público. A determinação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8).

De acordo com o secretário, apesar de não haver limite para o número de pessoas os torcedores deverão seguir normas sanitárias contra a Covid-19.”Distanciamento mínimo entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos”, detalha Baccheretti. As regras valem para todos os eventos na onda verde, não só os esportivos.

A onda amarela do Minas Consciente prevê o limite de 250 pessoas para a realização de eventos, incluindo jogos de futebol. Já na onda vermelha, apenas 30 pessoas podem participar. Ainda assim, a presença da torcida nos estádios está permitida em todas as fases do programa de retomada da economia do estado.

FMF delibera

A presença da torcida nos estádios ainda depende de permissão da FMF (Federação Mineira de Futebol). Ainda hoje, a federação divulgou nota afirmando que “vem conversando com o Governo de Minas Gerais, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde acerca do retorno de público nos estádios”.

De acordo com a FMF, os órgãos responsáveis vão se reunir na tarde de amanhã (9) para “definir detalhes operacionais sobre a possibilidade da retomada da presença dos torcedores nas partidas de futebol”.

Torcida em Ipatinga

O município de Ipatinga, na região do Vale do Aço, já havia autorizado a volta dos torcedores aos estádios de futebol da cidade. Um decreto publicado nessa terça-feira (6) pela prefeitura permite a retomada do público para eventos esportivos com capacidade reduzida a 15%.

O documento assinado pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL) determina uma série de medidas que devem ser seguidas. Entre elas está a demarcação de cadeiras, de modo que tenha um intervalo entre uma ocupada e duas vagas. Vejas as demais regrais para o uso do Estádio Municipal João Lamego Neto, o Ipatingão:

  • Funcionamento limitado a 15% da capacidade de lotação
  • Permitir a entrada somente de pessoas usando a máscara corretamente – cobrindo boca e nariz
  • Aferir a temperatura de todos que entrarem no local do evento, inclusive funcionários e impedindo a entrada de pessoas que apresentarem temperatura acima de 37,8ºC
  • Manter distanciamento mínimo de 1,5 m nas filas e/ou locais de circulação
  • Definir e respeitar fluxos de entrada e saída, para evitar aglomeração
  • Disponibilizar álcool 70% ou solução sanitizante de efeito similar na entrada e pontos estratégicos, para o público e trabalhadores em geral

Ondas no Minas Consciente

Ainda em coletiva de imprensa nesta manhã, o secretário de Estado de Saúde atualizou a classificação de macrorregiões de saúde estaduais nas ondas do Minas Consciente. A macrorregião do Vale do Aço avançou para a onda verde, conforme determinação do Comitê Extraordinário Covid-19. Esta é a primeira vez desde janeiro que uma região evolui para a fase mais flexível do plano.

Já as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste e Triângulo do Norte evoluíram para a onda amarela. Elas se unem à macrorregião Sudeste, que já estava nesta fase nas últimas semanas.

Seguem na onda vermelha as regiões Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo do Sul. As mudanças entram em vigor a partir de sábado (10). Veja mais informações sobre as ondas do Minas Consciente aqui.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!