Mineira aprende inglês sozinha e viraliza ao contar motivação: ‘Ouvi no rádio Complicated, da Avril Lavigne’

Amber Rodrigues compartilha dicas para aprender inglês nas redes sociais (Reprodução/Tiktok)

Uma moradora de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, conquistou a internet após compartilhar como aprendeu a falar inglês sozinha. Amber Rodrigues, 38, contou que se apaixonou pela língua após ouvir uma música da cantora canadense Avril Lavigne. Ela passou a estudar para entender a canção e foi muito além.

A mineira mantém uma página no Tiktok na qual ensina mais de 20 mil pessoas a aprender inglês por conta própria. O vídeo em que narra sua história na língua estrangeira já alcançou mais de 400 mil visualizações.

“Quando eu tinha 17 anos eu estava andando na rua e ouvi no rádio ‘Complicated’, da Avril Lavigne, e me apaixonei. Eu queria saber sobre o quê ela estava cantando. Isso foi em 2002”, revela aos seguidores. “Demorou bastante, foi um longo caminho. Quando eu tive o meu primeiro celular smartphone com acesso à internet eu passei a estudar e aprender”.

Amber afirma que o objetivo do perfil é incentivar outras pessoas que desejam aprender a falar inglês. “Estou gravando esses vídeos para te mostrar que você também pode. Vem comigo e vamos trabalhar juntos”, convida.

@mentespsicodelicas2 #ingles #english ♬ som original – AR english

‘Sempre tive sonhos grandes’

Ao BHAZ, Amber fala sobre a jornada com a língua inglesa. “Na verdade, eu sempre tive sonhos grandes. Eu já gostava da língua, só que na escola eu não conseguia aprender, porque era uma coisa muito gramatical. Foi quando comecei a curtir musica internacional que cresceu meu interesse e aí eu fui correr atrás”, explica.

Uma das primeiras ferramentas utilizadas pela mineira foi uma enciclopédia Barsa, que a mãe tinha em casa. “Aí eu comecei a usar o livro para estudar. Era divertido porque eu imaginava que estava dando aula e fui aprendendo”, narra.

“Nessa época eu não tinha acesso à internet, então uma colega minha que estudava em outra cidade imprimia letras de música em inglês e trazia para mim. Eu também comecei a assistir filmes e séries legendadas no DVD. Chegou uma hora que eu já antecipava o que eles [os personagens] diriam pela legenda e então eu passei a ver tudo com a legenda em inglês também”.

Sucesso repentino

Amber começou a postar conteúdos sobre aprendizado na internet na última sexta-feira (6) e se surpreendeu com a repercussão dos vídeos. Ela conta que começou o projeto por incentivo de amigos: “eu tinha muita insegurança, não me achava boa o suficiente, só que meus amigos diziam que eu deveria postar e dar dicas”.

As postagens chamaram a atenção do público, que passou a acompanhar as dicas. “Assim que postei, eu vi que pegou muita visualização em menos de 1 hora. Aí eu pensei ‘caramba, estou viralizando'”, lembra. A mineira administra ainda um grupo no WhatsApp, no qual conversa com os seguidores sobre os estudos.

Para Amber, poder trabalhar com educação é a realização de um sonho e ela já sabe quais são os próximos passos: “agora eu vou focar na minha carreira, estou preparando aulas e domingo agora vou começar a dar meu curso. Vou gravar os vídeos e disponibilizar as videoaulas e disponibilizar em um grupo”.

“Sonhava com isso, eu estou me sentindo em paz, me encontrei fazendo o que eu amo, e perdi o medo do futuro”, finaliza.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!