Mineiro fotografa avó vestida de princesas da Disney e resultado encanta

maria de cinderela
Embora tenha desempenhado perfeitamente os papéis de Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bella e Cinderela, o neto conta que a avó é bastante tímida frente às câmeras (Thalles Lima/Reprodução)

Um fotógrafo de Três Corações, no Sul de Minas, tem feito bastante sucesso nas redes sociais depois de transformar a sua avó em várias princesas da Disney. Em um ensaio pra lá de fofo, Thalles Lima, de 31 anos, registrou toda a doçura e simpatia de Maria Carvalho de Lima, nos seus recém completados 84 anos.

Em conversa com o BHAZ nessa quinta-feira (8), Thalles conta que o intuito do ensaio era mostrar toda a beleza que há na terceira idade. “Meu estilo de fotografia é mais lúdico e eu sempre tento trazer um conceito por trás das fotos. Nesse ensaio, com a minha avó, eu quis mostrar que as princesas da Disney também envelhecem”, conta o fotógrafo.

Embora Maria tenha desempenhado perfeitamente os papéis de Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bella e Cinderela, o neto conta que ela é bastante tímida frente às câmeras. Uma das estratégias que ele utilizou foi levar alguns dos bisnetos para o dia do ensaio, para que ela consiga relaxar e se divertir durante a sessão de fotos.

E mesmo que seja muito resistente em ser alvo das lentes de Thalles, a avó é a primeira a incentivar o trabalho do neto. Para ele, o fato de ela desafiar sua timidez e fazer as fotos foi um grande gesto de amor. “Eu tenho total noção de que ela fez isso por mim. Depois da repercussão do ensaio das princesas ela até me disse que só de me ajudar ela fica muito feliz”, relata o fotógrafo.

Representatividade na fotografia

Apenas neste ano, Thales Lima já fez mais de 120 ensaios voluntários. Ele conta que o principal objetivo do seu trabalho é fazer com que pessoas que normalmente não estão presentes em fotografias comerciais, consigam se ver nesse lugar.

“Já fiz ensaio de pessoas com vitiligo, mulheres com corpos reais, pessoas LGBTQIA+… meu intuito é que pessoas, que geralmente nunca se viram em um trabalho assim, pudessem se ver e se sentir representadas”, conta.

Em um desses trabalhos, Thalles fotografou uma vendedora de brigadeiros que encontrou, por acaso, em um semáforo enquanto andava de carro. Logo que a viu, ele lhe propôs um ensaio fotográfico gratuito que pudesse ajudá-la a divulgar os seus produtos. Veja o resultado abaixo:

Novos desafios

Há 11 dias, o fotógrafo foi acometido por uma paralisia facial que tem o impedido de fazer seus ensaios, já que ele não consegue mexer os olhos e a boca. Segundo os médicos, a causa da enfermidade pode ter sido viral e o tratamento deve durar de seis meses a um ano.

E embora Thalles esteja bastante abalado com a pausa forçada de seu trabalho, ele vai aproveitar esse tempo pra tirar alguns projetos profissionais do papel. Uma dessas ideias, inclusive, é fazer ensaios de pessoas que também possuem a chamada “paralisia de bell”. “Enquanto não me recupero totalmente, vou dar andamento a um projeto voltado a essa questão de paralisia facial. Esse é um problema que agora eu vejo o quanto é difícil de ser enfrentado”, conta.

Outro plano que ele pretende aprimorar e continuar fazendo daqui em diante são os ensaios de pessoas idosas. Embora seja muito desafiador, já que muitas vezes isso se mostra como um universo novo para pessoas dessa faixa etária, ele acredita ser de extrema importância devolver a autoestima a esse público.

“Eu quero mostrar, através das fotos, que a beleza nunca acaba. Muitas pessoas mais velhas acham que não são mais bonitas, que a beleza tem um prazo de validade. Isso tudo só porque não se encaixam mais nos padrões de beleza que já conhecemos. Tenho vontade de mostrar pelo meu trabalho que toda beleza deve ser representada”, conta.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!