A ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou, nesse domingo (21), uma lista com os negros mais influentes do mundo e um mineiro marca presença entre os eleitos. O evento, realizado em Nova York (EUA), mostra as pessoas que tiveram destaque na Década Internacional de Valorização dos Afrodescendentes 2015-2024.
O empresário e jornalista mineiro Gusttavo Moreira aparece na categoria “Inovadores e Agentes de Mudanças”. Ele está ao lado de personalidades internacionais como o primeiro-ministro do País de Gales, Vaughan Gething, e de Joseph Nyangon, diretor de Departamentos de Energia dos Estados Unidos.
“Fiquei muito emocionado em receber este reconhecimento, pois ele representa a luta de gerações e gerações de meus ancestrais para que eu pudesse chegar aqui. Principalmente no dia 21 de Abril, dia da Inconfidência Mineira e tudo que esta data representa para os mineiros e mineiras”, avaliou Gusttavo Moreira.
Gusttavo é graduado em Comunicação Social e mestre pela Universidade Federal de Uberlândia (UFA), integrante da Academia de Letras e Artes de Araguari, além de participar da Academia Europeia de Alta Gestão.
O empresário e jornalista atualmente lidera quatro iniciativas que tem o objetivo de promover a inclusão digital, a sustentabilidade e a participação cidadã nas cidades brasileiras. São elas:
- Associação Brasileira de Govtechs (Abgovtechs).
- SC9 Smart City Bank – banco digital focado em soluções para cidades inteligentes.
- Brasil Master – govtech brasileira em operação nos Estados Unidos.
- eGov Tecnologia – startup que oferece plataformas de educação online para redes públicas de ensino.