Motorista ataca colega de trabalho com golpes de facão, e é demitido por justa causa em Minas

facão imagem ilustrativa
A Justiça do Trabalho de Minas confirmou a demissão por justa causa do motorista que agrediu um colega de trabalho com golpes de facão (FOTO ILUSTRATIVA: Pixabay)

A Justiça do Trabalho de Minas confirmou a demissão por justa causa do motorista que agrediu um colega de trabalho com golpes de facão. De acordo com a decisão, do titular da Vara do Trabalho de Itaúna, região Central de Minas Gerais, a manutenção do contrato de trabalho ficou insustentável após este caso.

O homem pediu a reversão da justa causa alegando que não praticou qualquer falta grave e que só agiu daquela maneira em legítima defesa. O objetivo era receber parcelas rescisórias mais vantajosas.

A empresa, que é do setor de mineração, defendeu que a ação colocou a vida e a integridade física de outro trabalhador em risco.

Para o juiz Valmir Inácio Vieira, o motorista não provou a sua versão. Além disso, a sentença reforça que a violência física no local de trabalho ou no alojamento fornecido pela mineradora não deve ser tolerada.

Com isso, a decisão da empresa não foi desproporcional, segundo o magistrado.

“A pena máxima aplicada pela reclamada se mostrou adequada, com observância aos princípios da pedagogia, da imediatidade e da proporcionalidade, à grave infração trabalhista praticada pelo obreiro, a qual tornou insustentável a manutenção do vínculo de emprego e quebrou a fidúcia que deve resguardar a relação entre empregador e empregado”, escreveu o magistrado.

Com a justa causa, o homem não teve acesso ao aviso prévio, férias acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional e FGTS acrescido da multa de 40%. Ele também não pode sacar o FGTS nem receber o seguro-desemprego.

Agora, o processo está no TST para exame do recurso de revista.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!