Ministério Público vai apurar abordagem de PMs em mulher com criança no colo em Minas

ação polícia militar Itabira
Vídeos da abordagem circulam pelas redes sociais (Reprodução/@maiaraclement/Twitter)

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) está investigando a abordagem da Polícia Militar a uma mulher com criança no colo em Itabira, na região Central do estado. A ação gerou críticas nas redes sociais, pois um militar aplicou o golpe do joelho no pescoço. O caso ocorreu na última sexta-feira (5).

Em comunicado publicado nas redes sociais, neste domingo (7), o MPMG esclareceu que o Procedimento Investigatório Criminal foi instaurado para apurar os fatos. O texto do órgão aponta “indícios de violações de direitos e desvios funcionais” suspostamente praticados.

Um vídeo circula pela web e mostra a abordagem de policiais a uma mulher acompanhada de duas crianças, sendo que uma delas estava no colo. O maior é afastado de perto dela e, na sequência, a mulher cai no chão e recebe o golpe no pescoço.

“Policiais militares de Itabira/MG prendem mulher com criança de colo e o aplicam golpe do joelho no pescoço que a polícia americana matou George Floyd. Vergonha, covardia”, escreveu o escritor e jornalista Afonso Borges ao divulgar o vídeo no Twitter.

Explicação

A Polícia Militar esclareceu ao BHAZ que prendeu um casal em flagrante pelo porte ilegal de arma de fogo e munições. Segundo a corporação, a mulher estava com a arma e se “agarrou” na criança no colo para usá-la como “escudo humano”.

A atuação dos militares está sendo investigada pela PM, por meio de um procedimento administrativo que já foi instaurado.

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, cobrou apuração rápida e com rigor. “Manifesto minha repulsa diante das imagens de uma abordagem policial. Este não é o procedimento padrão das nossas escolas militares e do Comendo Geral da Corporação”, escreveu.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!